Home » Tailândia por Fábio Henrique – Vai Mesmo
Relatos do Viajante

Tailândia por Fábio Henrique – Vai Mesmo

1+

Por: Fábio Henrique – VaiMesmo

A Tailândia vai lhe proporcionar uma atmosfera completamente diferente de tudo o que você já viu antes. Viajar para lá pode (e vai) ser uma das experiências mais incríveis na sua vida. O choque de cultura que se tem ao chegar na Tailândia é realmente impressionante. A se começar pelo idioma, o Tailandês é o idioma oficial. Com influência chinesa com certeza será a primeira coisa que lhe chamará atenção ao chegar no país.

thailandia
O melhor período para se visitar a Tailândia é entre Novembro e Fevereiro. Os meses de Março, abril e Maio são os meses mais quentes do ano e chega a ser insuportável andar debaixo do sol enquanto o período entre Julho e Outubro é o período de chuvas e acredite chove todo dia, portanto, fuja deste período.

A Tailândia é conhecida por ter algumas das mais incríveis praias do mundo.
São quase 1.450 ilhas de águas mornas e cristalinas que encantam os turistas; vamos falar um pouco sobre cada uma das principais ilhas desse paraíso.

As principais ilhas para se hospedar na Tailândia são PuketKrabi Koh Phi Phi.
Normalmente as pessoas essas três ilhas como o ponto de hospedagem e acabam as usando como hub para as outras ilhas, funciona, porém aqui vai uma dica, pesquise bastante.
Nós pesquisamos por dias, semanas, meses.
Conversamos com várias pessoas que já estiveram lá para saber a impressão de cada um, opiniões e experiências.
Então se você está programando uma viagem a Tailândia faça o mesmo para saber exatamente onde ir.

Relataremos aqui a nossa experiência, como fizemos e porque, o que achamos que valeu a pena e o que não valeu, confira.

Um breve resumo do que descreveremos abaixo que podem ser encaradas como dicas:
Fuja de se hospedar em Puket.
Divida sua hospedagem entre Krabi e Phi Phi Don dando mais enfase em Phi Phi.
Em Krabi aconselhamos a praia de Ao Nang não por conta da praia que é não nada bonita comparada as outras praias mas por ter uma melhor infra-estrutura e uma melhor vida noturna e por ser o ponto de partida para as principais ilhas da região.

Krabi

Porque Krabi e não Puket?
Assim como Krabi, Puket é uma cidade que vive do turismo e oferece inúmeras opções de passeios, spas, bares, bons hotéis e tudo que você precisa para passar dias agradáveis, porém duas coisas pesam para que a escolha penda para Krabi.
Os preços em Puket são um pouco mais alto do que em Krabi.
Porém o que mais pesou é a má fama que a ilha tem a respeito do turismo sexual. A prostituição cresceu assustadoramente nos últimos anos em Puket por conta do grande número de turistas que visitam a ilha, consequentemente a ilha passou a não ser tão segura quanto Krabi.
Então, fica o alerta.

Em Krabi é possível se hospedar em 3 diferentes regiões. Krabi Town, Railay Beach e Ao Nang Beach.
Para simplificar, um breve resumo da diferença entre os locais.

Krabi Town – Centro comercial da cidade, fica proximo do aeroporto e um pouco afastado das praias, se você quer praia, não cogite se hospedar aqui.
Railay Beach – Também conhecida como Rai Leh, é com certeza a praia mais bonita de Krabi, um ar rustico e selvagem dão um charme a praia, porém, muito pouco comercio e praticamente sem vida noturna, vale se hospedar aqui somente se você quiser paz, curtir o hotel ou a praia e não fizer questão de sair para comer ou fazer compras.
Ao Nang Beach – Ao Nang na nossa opinião é o melhor lugar para se hospedar em Krabi, é o principal local de hospedagem na província. O ponto negativo é a praia (se comparada com as demais não é tão bonita) mas com certeza aqui é o melhor lugar para se hospedar.

A parte turística de Ao Nang ainda esta em construção, possui calçadas largas e bem cuidadas, uma variedade muito grande de agências de turismo, restaurantes e hotéis.
Lugar ideal para famílias que procuram boa estrutura de hotéis e restaurantes e também para quem procura uma vida noturna agitada.

Ao Nang

De Ao Nang, você pode pegar pequenos barcos long-tails (os charmosos barcos de madeira a motor) para a maioria das ilhas e praias. Da cidade também partem barcos maiores para a Phi-Phi IslandKoh Lanta e Koh Pu e também, para Phuket.

Os passeio mais famosos que você pode fazer partindo de Krabi é o das 5 ou 7 ilhas.
Você normalmente contrata esse passeio e escolhe se deseja ir visitar 5 ou 7 ilhas.
Como esse passeio normalmente tem o mesmo tempo para as duas opções nós aconselhamos fazer o de 5 ilhas pois senão fica pouco tempo para ver muita coisa e você acaba não aproveitando (Menos é Mais).
As 5 ilhas foram: Chiken IslandTup IslandMor IslandPoda Island Hong Island (a que mais gostamos).

hong island

private boat em Hong Island
Para esse passeio nós também aconselhamos você contratar um private boat (normalmente os long-tails, os charmosos barquinhos de madeira da Tailândia) pois você terá o barqueiro totalmente a sua disposição para negociar entre ficar um período maior em uma ilha que você gostou ou ir embora mais rápido de outra ilha. Isso seria impossível em um barco compartilhado com outras pessoas.
Se você tiver uma grana para despor a melhor opção é alugar uma lancha privativa.
Nós fizemos uma boa amizade com nosso barqueiro, contratamos o passeio das 5 ilhas ele ao termino nos levou a praia de Phra Nang Cave onde descemos e permanecemos ali por um tempo.
Não tenha medo dos long tails, são seguros, e vão render boas fotografias.Railay beach Ao Nang

Outros dois passeios que valem a pena fazer partindo de Ao Nang é a praia de Railay Beach (pertinho de Ao Nang). Após alguns dias em Krabi pegamos o Ferry boat para Phi Phi Don.
Uma dica importante:

Cuidado e muita atenção na programação e horários do ferry para Koh Phi Phi, pois se você perder o ultimo ferry que sai por volta de 15:00 somente poderá pegar a próxima no dia seguinte.

Veja abaixo a tabela de horários do ferry para Koh Phi Phi.

     Saindo de Puket.


     Saindo de Krabi.

Koh Phi Phi é dividida em Phi Phi DonPhi Phi Leh além de várias pequenas ilhas rochosas. Apenas em Phi Phi Don é possível se hospedar.
Em 2004, as ilhas foram atingidas pelo tsunami no Oceano Índico o que causou danos substanciais.
Phi Phi Don foi completamente reconstruído e desde então Phi Phi Leh é desabitada.Phi Phi Don

A região de Ton Sai Beach é a mais famosa de Phi Phi Don, pois lá também é onde fica Ao Tonsai Pier, o pier que recebe e despacha os visitantes da ilha.
Essa região está repleta de hotéis, pousadas, lojas, casas de câmbio, agências de turismo, bares, restaurantes e é uma verdadeira loucura caminhar pelas estreitas vielas da ilha.
Um mundo de gente caminhando em meio a ambulantes e comerciantes tentando “vender seu peixe”.
Não há carros na ilha, as pessoas andam a pé, de bicicleta ou de barco longtail.
A praia frente do pier não é própria para banho devida a quantidade de barcos que se locomovem pela região a todo momento.
Com certeza partindo de lá a ilha mais procurada é a famosa Maya Bay, onde o filme “A praia” foi filmado.bay krab land

Mas não se empolgue pois a quantidade de gente que visita Maya Bay é tão grande que dificilmente você conseguira tirar uma foto sem que ela saia “poluída” de gente.
O nosso barco parou na costa da praia, e tivemos que descer em alto mar (você tem a opção de ir de caiaque) até uma rocha onde deve atravessa-la para chegar a Maya Bay.
O acesso é bem complicado por esse lado, por conta das rochas e a dificuldade que movimentação da água causa, presenciei algumas pessoas saindo de lá com sangramentos nos pés e nos joelhos por se machucarem nas rochas.
Mas, a praia em sí é realmente deslumbrante e se você assistiu ao filme, “A praia”, vai viver bons momentos nostálgicos ali.

Maya BaySe você tem o espirito aventureiro indicamos fazer a trilha que sai de Phi Phi e vai até a praia de Long Beach. O percurso dura cerca de 30 min, mas é uma trilha super tranquilha onde você vai cortando por dentro de hotéis e no trajeto você pode ir parando para conhecer várias praias até chegar a praia de Long Beach.

brasil-thai

Além de Maya Bay  e Long Beach também vale a pena conhecer as lindas Bamboo Island e a excêntrica Monkey Beach.
Bamboo Island é uma praia praticamente deserta e contém quilômetros de areia incrivelmente branca.
Se você for mais pelo fim do dia, vale dormir em alguma pousadinha e ver o sol nascer na praia.
Em Monkey Beach centenas de pequenos macaquinhos andam solto pela praia fazendo suas peripécias como roubando comida e os pertences dos turistas (então, tenha cuidado) arrancando muita risada de todos.
É proibido alimentar os macacos da ilha, há até uma placa que diz para não alimentá-los pois senão eles param de procurar comida na mata e ficam só esperando a comida dos turistas.

Vai msmo, Thailandia

mico-thai
Abaixo listaremos algumas de outras ilhas que vale a pena pesquisar e conhecer na Tailândia.

Ko Tao e Ko Nang Yuan 
Ko Tao é um conhecido paraíso de mergulho. Possível mergulhar e avistar tubarões-baleia.
Ko Nang Yuan é considerada uma das ilhas da Tailândia mais deslumbrantes.


Ilhas Similan
Este conjunto de 9 ilhas é um verdadeiro santuário para os amantes da natureza. Aqui você encontrará praias de areia macia cobertas de rochas, florestas cheias de pássaros e uma infraestrutura rudimentar
Lugar perfeito para fazer snorkeling, mergulho ou flutuar no mar azul, observar golfinhos e pássaros.Ko Pha-ngan
Famosa por sua Full Moon Party essa ilha é conhecida como a central da farra.similan
Ko Samui
Ko Samui faz parte do itenerário de muita gente quando fazem uma viagem à Tailândia, e com razão. Esta ilha na Tailândia tem um charme incrível.
Ao sul: aldeias pescadoras, palmeirais enormes e pequenos trilhos que conduzem a baías secretas. Ao norte as hospedagens ficam mais cosmopolitas e mais caras.

Taming Island
A apenas 40 minutos de barco vindo de Krabi, essa pequena ilha é composta por uma pequena faixa de areia e alguns quiosques, porém o atrativo fica por conta da pratica de snorkel pois Taming Island é um dos melhores lugares na Tailândia para encontrar Nemos, o famoso peixe palhaço.

Chicken Island
Essa ilha é bem famosa por conta do formato de uma de suas rochas que lembra uma galinha. É possível ver a silhueta da Chicken Island ao chegar nela através do barco.
Ela tem uma ótima faixa de areia e também bons lugares para mergulho com snorkel.

chicken island
Tup Island
Tup Islando conta com praias super calmas, bem desertas e água morna. Ela fica ao lado da Chicken Island, quando a maré baixa é possível ir andando de uma ilha para outra atra por um banco de areias que surge.

Poda Island
Outra ilha com praias lindas e excelente para curtir o pôr do sol.
poda island
Khao Phing Kan
Também conhecida como Ilha do James Bond, pois a ilha foi locação do filme “007 contra o homem da arma de ouro“ filmado lá em 1974.
A ilha tem várias cavernas e pequenas vilas de pescadores. É também uma boa opção para quem quer fazer trilhas.

khao ping
No entanto nessa ilha é proibido entrar na água por motivos de preservação.

Ko Rok Nok
Ko Rok Nok é formada de pequenas ilhotas e quando a maré baixa, a gente consegue ir de uma ilha a outra caminhando pelos bancos de areia.

Abaixo confira um pequeno clip com imagens da nossa passagem nas ilhas da Tailândia.

A Tailândia com certeza é um destino que não se deve pensar muito para decidir ir ou não ir.
Somente vai, #VaiMesmo!

Veja também:

Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt