Home » SlowTravel: a arte de viajar sem pressa
Dicas de Viagem Internacionais Nacionais

SlowTravel: a arte de viajar sem pressa

Viajar sem pressa, sem ter hora pra voltar, curtindo as peculiaridades do lugar… nada melhor. Uma viagem sem prazos ou a obrigação de visitar os pontos turísticos obrigatórios pode ser uma experiência culturalmente rica, agregando outros fatores a sua viagem.

Hoje, o Viajante HU te apresenta o Slowtravel, a arte de viajar sem pressa!

mala-fundo-azul

O que é o Slowtravel?

O Slowtravel parte de dois princípios: um, é preciso desacelerar o cotidiano; dois, a ideia é aproveitar o que o ambiente pode te proporcionar sozinho ou muito bem acompanhado.

Em primeiro lugar, escolha a melhor data

Um conselho para o slowtraveler iniciante – Fuja das altas temporadas! Escolha uma semana que esteja longe dos feriados e de datas comemorativas como Natal, Carnaval e Semana Santa. Quem quer viajar devagar deve ter tempo para aproveitar os lugares, conhecer suas histórias e seus pontos desconhecidos da maioria dos turistas.casal-selfie

Escolha hotéis e pousadas com boa localização na cidade

Nem todo mundo tem vontade de alugar um quarto nas férias ou morar com outras pessoas, por não ter os serviços adequados às suas necessidades e gostar de ficar sozinho. Portanto, uma boa saída é se hospedar em hotéis e pousadas próximos ao centro da cidade escolhida. Excelente opção para quem precisa se deslocar por entre os recônditos do lugar buscando informações com os próprios habitantes, ou seja, funcionários do estabelecimento. Uma ótima oportunidade para conhecer outras pessoas, saber onde tem aquela comida gostosa única do lugar, aquele point ideal para curtir a noite, um fato curioso, mil histórias para contar…

Municie-se de informações e cuidados

A tendência de todo slow traveler é percorrer os trajetos sozinho, portanto, é muito importante que tenha em mente alguns cuidados:

  • Contrate um seguro de viagem; comunique aos parentes ou amigos mais próximos o destino escolhido e onde você ficará – nos dias de hoje, segurança é tudo!
  • Reserve o hotel com antecedência e cuidado com o overbooking;
  • Caso a viagem seja para o exterior, procure ter noções do idioma antes de viajar;
  • Verifique o clima: não deixe de levar itens básicos como bonés, protetor solar, casaco ou um cobertor leve, por precaução;
  • Bolsinha de primeiros socorros para qualquer imprevisto: pomadas para alergia, analgésico, lenços de papel, colírio e esparadrapos micropore são itens que não podem faltar. Garantem certa autonomia para momentos emergenciais.

Chegando ao destino escolhido, curta ao máximo

Alugue uma bicicleta, procure se deslocar à pé ou de ônibus… o ideal é não ter pressa! Atrasos nos trens e ônibus, aproveite o momento para conversar.

Você não precisa chegar urgente num lugar para dar tempo para chegar em outro, você precisa curtir esse momento… faça o que os locais fazem e não o que o guia de viagem indica… frequente os cafés, os mercados locais, as pensões modestas, sinta a atmosfera do lugar… veja além…

cavalo-shutterstock

Onde ir?

Ideal para a prática do ecoturismo, do turismo histórico bem como destinos exóticos. Propício para quem pretende pesquisar sobre costumes, ritos e cotidiano de lugares conhecidos ou pouco explorados comercialmente.

Caminhar pelas ruas calmas de Salerno, Itália? Uma comunidade alternativa no sul da Bahia? Um passeio de bike por Paris, França? Um fim de tarde no meio da natureza? Se deixar num banco de praça em alguma cidadezinha do interior…  A lista é imensa… use a imaginação!

Acima de tudo desfrute esse momento curtindo o destino desejado tem de mais especial.

tenis-lago

E depois, conte sua experiência para a gente. O Hotel Urbano te aguarda com destinos incríveis para um slowtravel perfeito!

Comentar

Clique aqui para comentar

Reservas de Hospedagem Pacotes de Viagem

HU Compartilha

Você pode se interessar!