Home » Saiba qual é a documentação necessária para embarcar num cruzeiro
Dicas de Viagem

Saiba qual é a documentação necessária para embarcar num cruzeiro

Você já pensou em realizar uma viagem em um cruzeiro mas teve receio? Separamos algumas dicas para te ajudar a encarar a sonhada viagem pelos mares.

Entrada do Cruzeiro
Entrada do Cruzeiro

VEJA AQUI OS MELHORES PACOTES INTERNCIONAIS

Documentação para embarque

Além dos documentos que citaremos a seguir, vale lembrar que é imprescindível estar com o voucher em mãos no momento do embarque.

Documentação para brasileiros:
Hóspedes brasileiros deverão embarcar com passaporte válido por no mínimo seis meses, e que esteja em bom estado. Referente ao visto, o passageiro deve entrar em contato com o consulado do país de destino, e verificar se é necessário.

Documentação para estrangeiros:
Passageiros estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com o a original do passaporte válido (mínimo de 6 meses) com a tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto, juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros). Referente ao visto, o hóspede deverá procurar o Consulado Brasileiro do seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty no Rio de Janeiro (21 2263-1462/3633) ou em São Paulo (11 3823-4699).

Fique ligado: Não é permitido o embarque de pessoas portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

 

Moeda a bordo

Cruzeiros no Caribe, na América do Norte, na América do Sul, no Sul da África e Travessias Atlânticas partindo para a Europa adotam o Dólar Americano (US$) como moeda. Já os cruzeiros no Mediterrâneo, no Norte da Europa, no Golfo Árabe e Travessias Atlânticas partindo da Europa costumam aceitar somente Euro (€).

Para consumo nos cruzeiros são aceitos apenas o cartão de crédito internacional, o cartão interno do navio adquirido no ato do check-in, ou dinheiro em espécie. Caso o hóspede não possua o cartão de crédito internacional, terá que fazer um depósito de garantia no valor previamente estipulado pela empresa e se durante o cruzeiro o valor for ultrapassado, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito. O valor não utilizado é devolvido no fim do cruzeiro.

Viagens para menores de 18 anos

Crianças na entrada navio
Crianças na entrada navio

Para viagens dentro do território brasileiro:
Crianças acompanhadas dos pais devem apresentar o passaporte com validade mínima de 6 meses, RG ou Certidão de Nascimento original. Além dos documentos citados, os menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal, deverão apresentar também a autorização para embarque, por escrito do pai e/ou da mãe com firma reconhecida em cartório.

Para viagens internacionais (Mercosul, Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe, América do Norte, Sul da África, Golfo Árabe e Travessias Atlânticas):
Documentos originais: passaporte com validade mínima de 6 meses ou R.G. Sugerimos que os documentos estejam em bom estado de conservação.

– Crianças desacompanhadas dos pais e em companhia de terceiros como responsáveis legais, devem apresentar a autorização de ambos os genitores, com firma reconhecida em cartório e em duas vias.

– Em caso de falecimento de um dos genitores: devem apresentar o Atestado de Óbito original.

Fique atento! Não é permitido embarque de pessoas (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento.

Lembretes:

– Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o R.G. ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.
– O embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados, não é permitido.
– Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio ou roubo de documentos.
– Sugerimos que os responsáveis por menores com menos de um ano de idade submetam o bebê à consulta médica para atestar as condições de saúde para realizar o cruzeiro. É aconselhável levar o atestado para, casa seja solicitado, apresentação no momento do check-in.

Outras dicas:

Embarque – Com quatro horas de antecedência do horário de partida, o embarque dos viajantes já é permitido. O horário estabelecido estará no voucher para embarque. Membros do staff da armadora estarão disponíveis para ajudar.

Desembarque – Na noite anterior ao desembarque do passageiro é solicitado que o viajante deixe a bagagem lacrada na porta da cabine. O viajante também deverá acertar a conta a bordo, caso haja alguma despesa extra.

Gorjetas – Existem dois tipos de gorjetas. A gorjeta de tripulação, destinada a funcionários do cruzeiro como garçons, cumim, camareira, etc. Em cruzeiros nacionais, o valor desta gorjeta está incluso no montante pago antes do embarque. O custo médio é de 10 dólares a diária por pessoa. Em cruzeiros internacionais, este valor pago no momento do check-out.

Já o outro tipo de gorjeta está designada aos serviços prestados aos funcionários locais como bares externos e cassinos. Exemplificando, se você estiver na piscina e pedir um refrigerante, pagará 15% de gorjeta (sobre o valor da bebida) para a pessoa que te atendeu. No entanto, este valor não vale para os serviços de restaurante, que se enquadram na gorjeta de tripulação, paga anteriormente.

Bagagem – É importante que a bagagem esteja devidamente etiquetada com nome, endereço e número da cabine. As malas ficam no porto e o carregador as levará diretamente para a cabine. É recomendável levar objetos de valor na bagagem de mão.

Festas – Nos cruzeiros de 3 a 4 noites há a Festa do Comandante (traje formal) ou a La Noche Blanca (traje: peças de roupas brancas).
Em cruzeiros de 6 ou mais noites, além da Festa do Comandante, acontece a Festa Tropical (traje: estampas floridas, alegres) e/ou a La Noche Blanca; e mais uma festa temática (dependendo da data de embarque).

Atendimento médico – Os serviços médicos a bordo não são inclusos no valor do pacote. Se achar necessário, o passageiro poderá adquirir um seguro viagem antes do embarque. É imprescindível ao viajante levar toda a medicação que possa necessitar.

 

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário:

89 comentários

Clique aqui para comentar

Cadastre-se

Receba promoções exclusivas direto no seu e-mail.

Pacotes de Viagem Reservas de Hospedagem Destinos de Lua de Mel

HU Compartilha