Home » Saiba quais são as principais atrações de Criciúma, a Capital Brasileira do Carvão
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Saiba quais são as principais atrações de Criciúma, a Capital Brasileira do Carvão

Conhecida como a Capital Brasileira do Carvão, Criciúma é uma cidade de Santa Catarina que tem destaque principalmente na questão que fala da riqueza do solo, já que abriga uma das maiores reservas minerais do país.

Colonizado por italianos em 1880, o município da região sul conta com diversos pontos turísticos, festas de tradição e a única mina de carvão aberta à visitação no Brasil.

Para mostrar as características mais interessantes de Criciúma, o Viajante HU pesquisou sua história e elaborou uma lista de coisas capaz de despertar o interesse de qualquer pessoa. Confira abaixo os atrativos dessa fascinante cidade!

Créditos da foto: euvoupassar.com.br

Mina Octávio Fontana

A mina inativa de Criciúma está aberta para visitação! Com um percurso interno de cerca de 300 metros, o visitante poderá conhecer melhor a história da cidade por meio desse passeio. Assim, é possível saber sobre a participação fundamental da extração de carvão mineral para o desenvolvimento da cidade. Para realizar essa visita, o turista embarca na réplica de uma mini locomotiva de 1922, que pode levar até 10 pessoas por viagem. No local há, além da história do carvão e da extração mineral, paradas para que os turistas registrem os momentos em seus celulares, loja de souvenirs, exposições e mais.

Créditos da foto: LCDias

Festa das Etnias

A Festa das Etnias é uma forma de celebrar e mostrar a gastronomia e os aspectos culturais dos povos que fizeram parte dos primeiros momentos de Criciúma como cidade. São eles os italianos, árabes, portugueses, espanhóis, alemães, poloneses e africanos. Juntos, cada um de seus representantes organizam os pratos típicos a serem ofertados e como serão os shows e as apresentações. A programação dura em média seis dias e acontece no mês de setembro.

Créditos da foto: amidodeviagem.com.br

Estádio Heriberto Hülse

Inaugurado em 1955, o “Majestoso”, como é chamado pela torcida, foi palco de grandes jogos do futebol brasileiro, incluindo a final da Copa do Brasil em 91. A casa do Criciúma Esporte Clube é o único estádio em Santa Catarina com todas as arquibancadas cobertas e é passeio obrigatório para os amantes do futebol.

Créditos da foto: gauchazh.clicrbs.com.br

Museu de Zoologia da Unesc

O Museu de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi criado para ser o centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. Com quatro exposições de longa duração, o museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) abriga coleções de vertebrados e invertebrados que residem principalmente na região. Por meio dessa mostra, o público vai encontrar grande quantidade de répteis, aves, mamíferos e artrópodes em situações que servirão para conhecer melhor aquela espécie e também para conscientizar sobre sua preservação.

Créditos da foto: crciuma.sc.gov.br

Viva mais histórias com o HU e descubra mais destinos visitando nosso Instagram!

Deixa seu comentário

Publicidade

Nós no Face ;)

Você pode se interessar!

Cashback de Hotéis | Tilt

Ganhe renda extra

Clube Hurb