Home » Saiba como desfilar nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Curiosidades

Saiba como desfilar nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Conhecido como o Maior Show da Terra desde 1932, o carnaval do Rio de Janeiro movimenta toda a cidade para levar a avenida um espetáculo inesquecível. As escolas de samba mais famosas do Brasil disputam o título através de desfiles realizados em quatro dias.

Cada escola possui diversas alas, onde figuram artistas, membros das escolas e turistas, embalados por uma bateria de arrepiar em maravilhosas composições de samba. É impossível não se divertir e emocionar com as agremiações quando cruzam a apoteose. O sambódromo fica tomado de pessoas responsáveis pelo show (chegando a cinco mil desfilando em cada escola) e de expectadores que lotam as arquibancadas.

Carnaval do Rio

Com tantos atrativos, belezas e samba, a vontade de participar não só como mero expectador é enorme. Sabendo disso montamos o manual com todas as dicas para desfilar nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Confira como comprar sua fantasia para o carnaval carioca e não fique de fora da maior festa do mundo!

Desfile Padrão

Carnaval do Rio

Para conseguir uma fantasia de forma cômoda e fácil basta entrar em contato com uma das agências que prestam o serviço. É possível selecionar a fantasia desejada por escolas de samba, data do desfile, preço, sexo ou tipo. No Rio, existem várias opções de agências que oferecem o serviço. As empresas mais tradicionais do ramo são Camarote Carnaval e Camarote Brasil. Obviamente, o mais prático é também a forma mais cara.

A seguir está a opção de como desfilar barato pelas escolas de samba do Rio.

Low Cost

Fechando com agências o preço sobe consideravelmente, portanto a dica é procurar diretamente nas escolas de samba que vendem fantasias por preços mais em conta. O período mais indicado é entre outubro e dezembro do ano anterior ao carnaval desejado, e em dezembro é quando normalmente são disponibilizados os desenhos das fantasias.

Veja também:  10 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Carnaval do Rio

Listamos as escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro e que habitualmente fazem parte do Grupo Especial, o grupo de elite do carnaval:

Outra maneira low cost de desfilar é optar pelas escolas do Grupo de Acesso, a série A do Carnaval do Rio, onde disputam escolas com menor poder aquisitivo e menos famosas, mas também muito bonitas. Neste caso, as fantasias chegam a ser 50% mais baratas.

As principais escolas deste grupo são:

Frequentar os ensaios para o carnaval que acontece nas quadras das escolas também pode render um bom contato para compra de fantasias e desfiles, mas antecipo que é algo bastante concorrido.

Dicas para um bom desfile

Carnaval do Rio

  • Independente da opção de desfile, a dica é sair com antecedência para o Sambódromo, pois o Rio de Janeiro literalmente para no carnaval, gerando trânsitos em quase todas as localidades;
  • Saiba que desfilar é bacana, mas uma maratona física. É preciso aguardar outros desfiles, o tempo de chegada ao local, entre outras singularidades. Portanto, esteja disposto, paciente e bem alimentado. Levar água garante a hidratação e economia na compra;
  • Vá com roupas leves, práticas e confortáveis, tanto pelo período que estará desfilando e a fantasia utilizada, quanto pelo fato de não haver vestiários para a troca da fantasia;
  • Tenha atenção com seus pertences e evite exibir itens de valor ou que chamem atenção. Leve o mínimo para o desfile;
  • Sua fantasia é seu ingresso para o desfile, então trate de utilizar apenas no dia do evento e, claro, de não esquecê-la;
  • Se possível, frequente os ensaios técnicos e a quadra da escola de samba escolhida, além de mais uma forma de diversão, dará a possibilidade de se ambientar, aprender o samba e ajudar a fazer bonito na avenida;
  • Atualmente, apenas 20% das alas das Escolas de Samba possuem fantasias comercializáveis, sendo assim, é preciso reservar a fantasia com antecedência, pois o volume de procura é alto. Reserve sua hospedagem o quanto antes também, pois a cidade fica lotada.
Veja também:  7 hotéis e pousadas para se hospedar em Petrópolis durante o fim de semana

Carnaval do Rio

Para nortear melhor sua escolha, veja a lista das últimas campeãs do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro:

2018     Beija-Flor

2017     Portela

2016     Mangueira

2015     Beija-Flor

2014     Unidos da Tijuca

2013     Vila Isabel

2012     Unidos da Tijuca

2011     Beija-Flor

2010     Unidos da Tijuca

2009     Salgueiro

As três maiores campeãs da história são: Portela (21 títulos), Mangueira (17) e Beija-flor (12).

Boa sorte e bom desfile! Volte para nos contar como foi.

Por Bernardo Lima, do Instinto Viajante

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt