Home » Rota Rio – Ex-lavador de pratos, paraibano se tornou dono de churrascaria premiada em Miami
Curiosidades

Rota Rio – Ex-lavador de pratos, paraibano se tornou dono de churrascaria premiada em Miami

Quem nunca ouviu a expressão “viver o sonho americano“?! Entretanto, apesar do glamour que o conceito carrega popularmente, vivenciar toda esta trajetória é para poucos. Isso porque, sobretudo para quem é imigrante, os desafios são muitos: adaptação a uma nova cultura, aprender o idioma, regularizar sua documentação, encontrar pessoas com quem contar, lidar com as saudades de casa…
Imagine, se além de tudo isso, alguém ainda tivesse que superar um passado recheado de dificuldades que incluíam pobreza extrema e oportunidades escassas?!

rota rio, jaciel santos
Jaciel Santos

Esse é o resumo que retrata parte da trajetória de Jaciel Santos. Hoje empresário bem sucedido, dono de uma das mais bem conceituadas churrascarias brasileiras da Flórida, a Steak Brasil – cravada no coração da luxuosa Miami -, o paraibano de João Pessoa enfrentou muitos obstáculos ao longo dos últimos 18 anos até conquistar seu lugar ao sol e o reconhecimento da comunidade que culminou com a indicação para receber o Prêmio Focus Brasil Business Award, em cerimônia ocorrida no início de maio deste ano.

Mas, a história de sucesso foi precedida por batalhas até mesmo pela sobrevivência. Sem perder a simplicidade, Jaciel lembra das dificuldades de sua infância na Paraíba.

“Venho de uma infância muito, muito difícil. Até os 8 anos de idade, morávamos numa roça e praticamente não tínhamos o que comer”, relata, lembrando que sua história serviu para fazer de sua chegada aos EUA a grande oportunidade de sua vida.

E, assim, desde 2001, o empresário vem construindo sua trajetória na América. Jaciel conta que Miami surgiu em sua vida quando uma cliente da loja de materiais de construção em que trabalhava no Brasil, comentou sobre a cidade.

Veja também:  Poliglota grego dá dicas para aprender idiomas e rodar o mundo

“Um mês depois, eu chegava à Flórida. Cheguei sem conhecer nada e uma pessoa me levou ao Camilla´s (restaurante brasileiro famoso). Lá me deram a oportunidade para lavar pratos. Depois, aprendi a fazer saladas e fiquei responsável, mais adiante, pela cozinha aos domingos. Trabalhei assim por um ano e meio”, recorda.

Mais que um negócio, um propósito de vida

Com sonho de vencer nos EUA, Jaciel nutriu metas bem definidas em sua vida. Uma delas, ter o seu próprio restaurante em Miami. O empresário, na época, buscou o apoio de um amigo que se tornou investidor – e comprou a ideia – e, assim, em 26 de março de 2013, o paraibano de origem humilde, ex-lavador de pratos, abria a Steak Brasil, em Downtonw.

“No dia da inauguração, uma terça-feira, entraram 154 pessoas entre meio dia e 5h da tarde. Tivemos fila na porta”, explica, orgulhoso.

Nestes seis anos à frente da churrascaria, Jaciel viu o negócio crescer. Contudo, diferente do que muitos podiam imaginar, o empresário segue sonhando, agora, em impactar e encorajar brasileiros com sua história para que se tornem empreendedores de sucesso. Com esse objetivo, ele começou em 2018 um projeto que funciona dentro da própria empresa: o Kairos.

Semanalmente, o brasileiro reúne funcionários e amigos, imigrantes que buscam algum tipo de apoio para recomeçar a vida em Miami, e convida empresários a compartilharem suas histórias e conhecimento, promovendo conexão entre as pessoas.

No entanto, Jaciel já tem um novo desafio diante dele: o empresário está escrevendo um livro que vai contar sua experiência de vida e profissional, e vai desafiar compatriotas a rescreverem suas próprias histórias. “Na vida empresarial, você precisa fazer as coisas acontecerem. Não pode esperar por alguém. Todos os dias é um desafio”, destaca.

Veja também:  10 fatos interessantes sobre o Brasil

E o brasileiro confidencia que a bússola interior que direciona sua vida em todos estes anos, continua apontando para o mesmo lugar.

“Só existia e existe uma palavra para mim: vencer. Meu conselho é que as pessoas nunca desistam. Calcule os riscos, busque pessoas que saibam mais que você. Faça o dever de casa, mas não desista”.

[Texto escrito por Daniel Galvão, editor do Rota Rio]

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus

Publicidade