Home » Relatos do Viajante: Paraty por Larissa Corrêa
Relatos do Viajante

Relatos do Viajante: Paraty por Larissa Corrêa

Comecei setembro com o pé direito em Paraty. Foram três dias de encanto por essa cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional e que preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

A viagem de ônibus dura cerca de 4 horas, então é melhor ir no final do dia, para poder tirar um cochilo e chegar de noitinha para curtir o movimento no centro histórico. Como fui na sexta feira pós trabalho, estava cansada e preferi ir direto para pousada. Fiquei na Pousada Arte Urquijo, localizada no centro histórico e relativamente perto da rodoviária.

A primeira coisa que chama atenção na pousada é seu perfume! Um mix de flores secas com essência fica bem na recepção e você não tem vontade de sair dali. O concierge recebeu a mim e meu namorado muito bem e nos encaminhou para o nosso quarto. São apenas seis suítes, o que deixa a experiência bem mais aconchegante e privativa.

O quarto é de intimista, perfeito para um casal. Cama grande e bem macia. Roupas de cama muito cheirosa, acho que o adjetivo perfeito para a Arte Urquijo é esse, e uma vista linda, aliás, a pousada é a única do centro histórico com vista.

No dia seguinte acordamos cedo, pois o café da manhã começa as 8:30 e não queríamos perder. Uma variedade de pães, bolos, frutas e sucos é o que nos esperava. O crepe de maça ganhou meu coração, tanto é que pedi nos dois dias em que comi na pousada.

Depois do café, tivemos a oportunidade de conhecer Maria Cruz, dona da pousada, que nos contou um pouco da história do local. Ali era um antigo sobrado que pegou fogo, e a tragédia ficou marcada, pois foi necessária uma corrente humana para pegar água no mar e apagar o incêndio. Maria manteve toda a estrutura do prédio, e ali o transformou em galeria de arte com as obras de sua mãe e posteriormente as suas. Essas obras, que vão de quadros até esculturas, estão espalhadas por todos os cantos e ficam a venda para quem se apaixonar.

Pós dose de conhecimento e barriga cheia fomos nos aventurar por um passeio que só pode ser descrito como paradisíaco. A pousada tem uma parceria com a empresa Paraty Tours, a maior da cidade por isso fomos sem nos preocupar. Fizemos um tour de escuna por quatro praias. A primeira foi a Praia Vermelha, onde você pode mergulhar em auto mar ou ir de bote até a praia. A segunda foi a Ilha Comprida, perfeita para mergulhar com os peixinhos. Na Lagoa Azul é a parada para almoçarmos, dentro da escuna mesmo, você faz o seu pedido no começo do passeio e por último a Praia da Lula, que segue a mesma linha da Praia Vermelha. Todo esse roteiro dura umas cinco horas e vale muito a pena se você ama o sol e o mar.

Retornamos do passeio, demos uma passada rápida na pousada e fomos explorar a cidade. O centro histórico é bem movimentado, com opções de comida para todos os gostos. O destaque vai para os carrinhos iluminados com doces caseiros, dignos de serem todos provados. Existem muitas lojas para comprar de suvenires e apesar de ser uma cidade turística, as coisas não são caras.

No domingo, aproveitamos o ultimo dia em Paraty para fazer um Jeep Tour pelas cachoeiras e alambiques. Mais uma vez a Paraty Tours foi quem nos proporcionou essa experiencia incrível. Por ser sedentária, achei que seria super difícil chegar nas cachoeiras mas foi tudo muito tranquilo. Primeiro, fomos de jeep ate a cachoeira da Pedra Branca. Ela tem dois pontos de mergulho. Na nascente, forma uma piscininha, onde qualquer um pode aproveitar a água cristalina.

Depois seguimos para o Alambique Pedra Branca. Lá podemos entrar onde é feita a fermentação da cachaça e conhecer todo o processo. Na lojinha tem uma variedade infinita de produtos feitos com a bebida. Doces, balas e obviamente, a própria cachaça. Não deixe de provar a Gabriela, cachaça com cravo e canela e a Caramelada, com melado de cana.

Voltamos para pousada com gostinho de quero mais e já com saudade de Paraty. A certeza que tenho é: voltarei para explorar mais e com certeza com mais prática para andar pelas ruas cheias de pedra e de charme.

Viva mais histórias com o Hurb e Conheça outros roteiros através do nosso Facebook!

Deixa seu comentário

Publicidade

Nós no Face ;)

Você pode se interessar!

Cashback de Hotéis | Tilt

Ganhe renda extra

Clube Hurb