Home » Guia de viagem: Os encantos do Delta do Parnaíba
Dicas de Viagem Nacionais

Guia de viagem: Os encantos do Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. É um grandioso santuário ecológico que está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí. A cidade de Parnaíba – PI é a porta de entrada para o passeio. É um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. O Delta faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, formado ainda pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).
Delta do Parnaiba

Sol brilhando o ano inteiro, espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas. Esse o cenário que o turista encontra no Delta do Parnaíba, um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, formado por mais de 70 ilhas.

Delta do Parnaíba

O passeio

Este é o passeio mais procurado pelos turistas que visitam a cidade de Parnaíba. Trata-se de uma viagem pelos igarapés, rios e mangues que formam a paisagem do Delta a bordo de embarcações com capacidade para até 80 pessoas. Durante o passeios são disponibilizados guias especializados, almoço à base de peixes e frutos do mar, caranguejada, frutas típicas da região, além de fazer paradas durante o percurso para os turistas se refrescarem nas águas do rio Parnaíba.

Delta do Parnaíba

O passeio pelo arquipélago começa pelo porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a 9 quilômetros de Parnaíba, nominada carinhosamente de A capital do Delta. Os passeios acontecem diariamente e tem duração de aproximadamente 8 horas, com paradas em vários pontos estratégicos do santuário ecológico.

As embarcações que operam o passeio acomodam até 80 pessoas. O passeio inicia no Porto dos Tatus, com passagem pelo Igarapé dos Periquitos, área de manguezais. Chegando a segunda Foz do Delta, é realizada uma parada obrigatória, durante 1 hora na Ilha dos Poldros (ilha em mar aberto, que permite um agradável mergulho no encontro das águas entre o mar e o rio). No retorno segue-se em direção ao Morro Branco, ótimo local para banho e caminhada, regressando então até ao Porto dos Tatus. Durante o passeio é servido um lanche de frutas tropicais, almoço (frango, peixada e acompanhamentos) e caranguejada. O passeio tradicional está condicionado a formação de grupo atingindo a capacidade mínima do barco. Você também pode optar por alugar uma lancha rápida e fazer um passeio personalizado.

Delta do Parnaiba

Ilha das Canárias

Um dos destinos mais procurados da região é a Ilha das Canárias, segunda maior ilha do Delta do Parnaíba e abriga um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes. A Ilha das Canárias é uma área de preservação ambiental e faz parte da reserva extrativista Marinha do Delta. Existem pousadas e restaurantes e é um local ideal para pessoas interessadas no ecoturismo.

Ilha das Canarias

Como Chegar?

O acesso a cidade de Parnaíba, capital do Delta, pode ser feito por vias terrestre, marítima ou aérea. Os locais considerados porta de entrada para o Delta do Parnaíba são: Parnaíba – PI, Teresina – PI e Fortaleza – CE.

O que levar?

Leve câmeras fotográficas, filmadoras, protetor solar, boné/chapéu, toalhas de banho e use roupas leves. O Delta do Parnaíba é um destino fantástico para quem busca diversão em um cenário paradisíaco e repleto de recursos naturais.

Dicas

Em Parnaíba, não deixe de conhecer os outros pontos turísticos que são tão belos quanto o Delta. Conheça a praia da Pedra do Sal, com suas pedras misteriosas que adentram o mar. A Lagoa do Portinho é outra parada obrigatória para quem visita Parnaíba, garantia de diversão e belas fotos nas dunas. Cerca de 20 km de Parnaíba, conheça Luís Correia e as praias de Atalaia, Coqueiro e Macapá.

Praia da Pedra do Sal
Praia da Pedra do Sal – Parnaíba/PI

 

Praia do Coqueiro - Luís Correia / PI
Praia do Coqueiro – Luís Correia / PI

 

Praia do Macapá - Luís Correia/PI
Praia do Macapá – Luís Correia/PI

Coloque Parnaíba no seu próximo roteiro de viagem. O nordeste te espera. Confira os pacotes exclusivos que separamos pra você curtir esse destino incrível!

Estamos nas redes sociais. Acompanhe a gente no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter!

Comentar

Clique aqui para comentar

Reservas de HospedagemPacotes de ViagemBlack Viagem

HU Compartilha

Você pode se interessar!