Home » Os 10 maiores lagos do mundo
Internacionais

Os 10 maiores lagos do mundo

O HU agora é HURB! Um jeito prático e inovador de viajar!

Você provavelmente já se acostumou a ver tanta água a ponto de se confundir com a linha do horizonte quando vai à praia, não é? Mas e se essa água for doce? O Hotel Urbano separou nesse post os 10 maiores lagos do Mundo para que você descubra novos horizontes a serem explorados!

1 – Mar Cáspio

Mar Cáspio
A área desse lago é maior que o estado do Mato Grosso do Sul!

Esse lago é o maior corpo de água fechado e interior do mundo, já que não possui ligações com o oceano e nem desagua em nenhum outro curso d’água. O Mar Cáspio passa pela Rússia, pelo Arzebaijão, pelo Irã, pelo Turcomenistão e pelo Cazaquistão. As principais cidades as margens do lago são Baku, no Arzebaijão; Turmenbachi, no Tuquemenistão; Babol, no Irã e Atyrau e Aktau, no Cazaquistão. Sua extensão é de 1.200 km e sua largura máxima de 450 km, a profundidade média do lago é de 180 metros e a máxima de 1025. O Mar também passa por 3 zonas climáticas diferentes e tem aproximadamente 1,8 milhões de anos.

2 – Lago Superior

Lago Superior
O Lago Superior é o maior lago de água doce do mundo, em extensão territorial.

O maior dos 5 Grandes Lagos da América do Norte também é o maior lago em extensão territorial do mundo e o terceiro em volume. O Lago Superior fica entre Ontpário, no Canadá, e os estados de Michigan, Minnesota e Wisconcin, nos Estados Unidos. Seu comprimento é de 563 km. Quem visita o Superior, ainda pode aproveitar para fazer pequenos cruzeiros de até 2 horas de duração pelo lago, além de cruzeiros especiais com jantar romântico!

3 – Lago Vitória

Lago Vitória
É o maior lago do continente africano!

O Victoria Nyanza, como é conhecido na língua suaíli, fica na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África Ocidental, e é o maior lago do continente, com 68.870 quilômetros quadrados de extensão. O lago, que é cortado pela linha do equador, é limitado pelos estados do Quênia, Uganda e da Tanzânia. Ele também é uma das nascentes do Rio Nilo, conhecida como Nilo Branco. Com profundidade máxima de 83 metros e média de 40, o Lago Vitória está a 1133 metros de altitude e o lago tem 320 km de comprimento e 275 km de largura. Suas bordas recortadas formam penínsulas, baías, cabos e mais de 3 mil ilhas, a maioria desabitadas.

4 – Lago Huron

Lago Huron
Que tal um passeio de barco para visitar barcos naufragados do século XVII?

Esse lago também é um dos 5 Grandes Lagos da América do Norte, mas fica entre o estado do Michigan, nos Estados unidos, e o Canadá. Ele é o segundo maior dos Grandes Lagos e um dos maiores do mundo em extensão territorial. O Lago Huron ainda guarda uma experiência incrível para quem o visita, por ter sido usado como rota de escunas e pequenas embarcações no século XVII ele abriga inúmeros barcos naufragados em suas águas. O mais famoso deles pode ser visitado de barco, onde os viajantes podem fazer mergulhos para observação de sua estrutura praticamente intacta!

5 – Lago Michigan

Lago Michigan
Além de ser o maior lago de água doce dos EUA, o Lago Michigan é o único dos 5 Grandes Lagos que fica completamente dentro dos Estados Unidos.

O único dos 5 Grandes Lagos da América do Norte que fica completamente dentro das fronteiras dos Estados Unidos é limitado pelos estados de Indiana, Illinois, Wisconsin e Michigan. O Lago Michigan é o maior lago de água doce dos EUA, sua profundidade máxima é de 281 metros e fica a 580 pés acima do nível do mar, formando junto com o Lago Huron uma única massa de água. Em suas margens, o lago ainda abriga parques naturais como o Sleeping Bear Dunes Natiomal Lakeshore, o Indiana Dunes National Lakeshore e as reservas de Hiawatha National Forest e Manistee National Forest.

6 – Lago Tanganyika

Lago Tanganyika
É o segundo lago de água doce mais profundo do mundo.

O segundo maior lago da África é compartilhado pelo Burundia, pela República Democrática do Congo, pela Tanzânia e pelo Zâmbia, no lado ocidental do Vale do Rift. O Tanganyika é o lago mais longo do mundo, sem contar o Mar Cáspio, com 673 km de extensão e largura média de 50 km. A profundidade máxima deste lago é de 1.470 metros e suas margens abrigam 4 áreas protegidas: a Reserva da Natureza de Rusizi, no Burundi, o Parque Nacional de Gombe Stream, o Parque nacional das Montanhas Mahale, na Tanzânia e o Parque Nacional de Nsumbu, no Zâmbia.

7 – Lago Baikal

Lago Baikal
Além de ser o lago mais antigo do mundo, o Lago Baikal é o responsável por 20% da água doce do planeta.

O maior lago de água doce da Ásia fica no sul da Sibéria, entre Oblast de Irkutsk e Buryatia, na Rússia. Ele também é considerado o lago mais antigo do mundo, com cerca de 25 milhões de anos e o mais profundo da Terra, com 1.680 metros de profundidade. O Lago Baikal tem 636 km de comprimento e 80 km de largura, sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta. Quem visita esse gigante ainda pode aproveitar para fazer atividades como trekking, pesca e excursões de jipe.

8 – Grande Lago do Urso

Grande Lago do Urso
A beleza é de tirar o fôlego, mas as águas do lago são extremamente frias!

O maior lago do Canadá é formado por 26 ilhas e tem 31.153 quilômetros quadrados de extensão, com uma profundidade máxima de 446 quilômetros.  As águas do Lago do Urso são extremamente frias e o gelo que cobre toda a sua extensão durante 8 dos 12 meses do ano forma uma estrada que facilita o deslocamento para as ilhas. O Grande Lago do Urso desagua no lado sudoeste do rio Great Bear (Grande Urso), que é um afluente do rio Mackenzie.

9- Lago Niassa

Lago Niassa
Esse lago é único no mundo, por possuir sua própria província biogeográfica, com mais de 400 espécies de peixes.

Esse gigante de alguns milhões de anos fica no Vale do Rift, entre o Malawi, a Tanzânia e Moçambique, e tem 560 km de comprimento, 80 km de largura e uma profundidade máxima de 700 metros. Além de ser o terceiro maior lago da região Africana, ele ainda é o único lago do mundo com uma província biogeográfica própria, com mais de 400 espécies de peixes de água doce. Por estar em uma área de clima tropical, o Lago ainda apresenta outra característica curiosa com sua superfície mais quente do que sua camada mais profunda, já que sofre estratificação. O Lago Niassa ainda é protegido pela Convenção de Ramsar e sua parte Sul no Parque nacional do Lago Malawi ainda é Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

10 – Grande Lago do Escravo

Grande Lago do Escravo
O Grande Lago do Escravo é o mais fundo da América do Norte!

Considerado o segundo maior lago do Canadá, suas principais entradas são pelo Rio Hay e o Rio Slave. Sua superfície está em 27.200 quilômetros quadrados, com um comprimento de 480 km por 109 km de largura e profundidade máxima de 614 metros, e média fica de 41 metros. O Lago também está perto de Yellowknife, a capital dos Territórios do Noroeste, um dos três territórios do Canadá; de Fort Providence, uma aldeia ao Sul dos Territórios do Noroeste; e ao Sul da cidade de Hay River. Quem visita o Grande Lago também pode dar uma passadinha na comunidade de Fort Resolution, que fica às suas margens e é a comunidade mais antiga documentada nos Territórios do Noroeste.

VEJA AQUI OS MELHORES PACOTES INTERNACIONAIS

Não se esqueça de conhecer tudo que o HURB pode te oferecer!

Deixa seu comentário

Publicidade

Nós no Face ;)

Você pode se interessar!

Cashback de Hotéis | Tilt