Home » Os 10 maiores lagos do mundo
Internacionais

Os 10 maiores lagos do mundo

Você provavelmente já se acostumou a ver tanta água a ponto de se confundir com a linha do horizonte quando vai à praia, não é? Mas e se essa água for doce? O Hotel Urbano separou nesse post os 10 maiores lagos do Mundo para que você descubra novos horizontes a serem explorados!

1 – Mar Cáspio

Mar Cáspio
A área desse lago é maior que o estado do Mato Grosso do Sul!

Esse lago é o maior corpo de água fechado e interior do mundo, já que não possui ligações com o oceano e nem desagua em nenhum outro curso d’água. O Mar Cáspio passa pela Rússia, pelo Arzebaijão, pelo Irã, pelo Turcomenistão e pelo Cazaquistão. As principais cidades as margens do lago são Baku, no Arzebaijão; Turmenbachi, no Tuquemenistão; Babol, no Irã e Atyrau e Aktau, no Cazaquistão. Sua extensão é de 1.200 km e sua largura máxima de 450 km, a profundidade média do lago é de 180 metros e a máxima de 1025. O Mar também passa por 3 zonas climáticas diferentes e tem aproximadamente 1,8 milhões de anos.

2 – Lago Superior

Lago Superior
O Lago Superior é o maior lago de água doce do mundo, em extensão territorial.

O maior dos 5 Grandes Lagos da América do Norte também é o maior lago em extensão territorial do mundo e o terceiro em volume. O Lago Superior fica entre Ontpário, no Canadá, e os estados de Michigan, Minnesota e Wisconcin, nos Estados Unidos. Seu comprimento é de 563 km. Quem visita o Superior, ainda pode aproveitar para fazer pequenos cruzeiros de até 2 horas de duração pelo lago, além de cruzeiros especiais com jantar romântico!

3 – Lago Vitória

Lago Vitória
É o maior lago do continente africano!

O Victoria Nyanza, como é conhecido na língua suaíli, fica na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África Ocidental, e é o maior lago do continente, com 68.870 quilômetros quadrados de extensão. O lago, que é cortado pela linha do equador, é limitado pelos estados do Quênia, Uganda e da Tanzânia. Ele também é uma das nascentes do Rio Nilo, conhecida como Nilo Branco. Com profundidade máxima de 83 metros e média de 40, o Lago Vitória está a 1133 metros de altitude e o lago tem 320 km de comprimento e 275 km de largura. Suas bordas recortadas formam penínsulas, baías, cabos e mais de 3 mil ilhas, a maioria desabitadas.

4 – Lago Huron

Lago Huron
Que tal um passeio de barco para visitar barcos naufragados do século XVII?

Esse lago também é um dos 5 Grandes Lagos da América do Norte, mas fica entre o estado do Michigan, nos Estados unidos, e o Canadá. Ele é o segundo maior dos Grandes Lagos e um dos maiores do mundo em extensão territorial. O Lago Huron ainda guarda uma experiência incrível para quem o visita, por ter sido usado como rota de escunas e pequenas embarcações no século XVII ele abriga inúmeros barcos naufragados em suas águas. O mais famoso deles pode ser visitado de barco, onde os viajantes podem fazer mergulhos para observação de sua estrutura praticamente intacta!

5 – Lago Michigan

Lago Michigan
Além de ser o maior lago de água doce dos EUA, o Lago Michigan é o único dos 5 Grandes Lagos que fica completamente dentro dos Estados Unidos.

O único dos 5 Grandes Lagos da América do Norte que fica completamente dentro das fronteiras dos Estados Unidos é limitado pelos estados de Indiana, Illinois, Wisconsin e Michigan. O Lago Michigan é o maior lago de água doce dos EUA, sua profundidade máxima é de 281 metros e fica a 580 pés acima do nível do mar, formando junto com o Lago Huron uma única massa de água. Em suas margens, o lago ainda abriga parques naturais como o Sleeping Bear Dunes Natiomal Lakeshore, o Indiana Dunes National Lakeshore e as reservas de Hiawatha National Forest e Manistee National Forest.

6 – Lago Tanganyika

Lago Tanganyika
É o segundo lago de água doce mais profundo do mundo.

O segundo maior lago da África é compartilhado pelo Burundia, pela República Democrática do Congo, pela Tanzânia e pelo Zâmbia, no lado ocidental do Vale do Rift. O Tanganyika é o lago mais longo do mundo, sem contar o Mar Cáspio, com 673 km de extensão e largura média de 50 km. A profundidade máxima deste lago é de 1.470 metros e suas margens abrigam 4 áreas protegidas: a Reserva da Natureza de Rusizi, no Burundi, o Parque Nacional de Gombe Stream, o Parque nacional das Montanhas Mahale, na Tanzânia e o Parque Nacional de Nsumbu, no Zâmbia.

7 – Lago Baikal

Lago Baikal
Além de ser o lago mais antigo do mundo, o Lago Baikal é o responsável por 20% da água doce do planeta.

O maior lago de água doce da Ásia fica no sul da Sibéria, entre Oblast de Irkutsk e Buryatia, na Rússia. Ele também é considerado o lago mais antigo do mundo, com cerca de 25 milhões de anos e o mais profundo da Terra, com 1.680 metros de profundidade. O Lago Baikal tem 636 km de comprimento e 80 km de largura, sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta. Quem visita esse gigante ainda pode aproveitar para fazer atividades como trekking, pesca e excursões de jipe.

8 – Grande Lago do Urso

Grande Lago do Urso
A beleza é de tirar o fôlego, mas as águas do lago são extremamente frias!

O maior lago do Canadá é formado por 26 ilhas e tem 31.153 quilômetros quadrados de extensão, com uma profundidade máxima de 446 quilômetros.  As águas do Lago do Urso são extremamente frias e o gelo que cobre toda a sua extensão durante 8 dos 12 meses do ano forma uma estrada que facilita o deslocamento para as ilhas. O Grande Lago do Urso desagua no lado sudoeste do rio Great Bear (Grande Urso), que é um afluente do rio Mackenzie.

9- Lago Niassa

Lago Niassa
Esse lago é único no mundo, por possuir sua própria província biogeográfica, com mais de 400 espécies de peixes.

Esse gigante de alguns milhões de anos fica no Vale do Rift, entre o Malawi, a Tanzânia e Moçambique, e tem 560 km de comprimento, 80 km de largura e uma profundidade máxima de 700 metros. Além de ser o terceiro maior lago da região Africana, ele ainda é o único lago do mundo com uma província biogeográfica própria, com mais de 400 espécies de peixes de água doce. Por estar em uma área de clima tropical, o Lago ainda apresenta outra característica curiosa com sua superfície mais quente do que sua camada mais profunda, já que sofre estratificação. O Lago Niassa ainda é protegido pela Convenção de Ramsar e sua parte Sul no Parque nacional do Lago Malawi ainda é Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

10 – Grande Lago do Escravo

Grande Lago do Escravo
O Grande Lago do Escravo é o mais fundo da América do Norte!

Considerado o segundo maior lago do Canadá, suas principais entradas são pelo Rio Hay e o Rio Slave. Sua superfície está em 27.200 quilômetros quadrados, com um comprimento de 480 km por 109 km de largura e profundidade máxima de 614 metros, e média fica de 41 metros. O Lago também está perto de Yellowknife, a capital dos Territórios do Noroeste, um dos três territórios do Canadá; de Fort Providence, uma aldeia ao Sul dos Territórios do Noroeste; e ao Sul da cidade de Hay River. Quem visita o Grande Lago também pode dar uma passadinha na comunidade de Fort Resolution, que fica às suas margens e é a comunidade mais antiga documentada nos Territórios do Noroeste.

VEJA AQUI OS MELHORES PACOTES INTERNACIONAIS

Gostou das nossas dicas? Então, deixei seu comentário!

Deixa seu comentário

Sua Viagem pelo Menor Preço!

Você pode se interessar!

HU Compartilha

Publicidade