Home » O guia definitivo de Porto Seguro
Guia de viagem Nacionais

O guia definitivo de Porto Seguro

Porto Seguro está situado no sul da Bahia, estado que faz parte da região Nordeste do Brasil. O município acabou se tornando o destino dos portugueses em 1500 e esse acontecimento, junto ao fato de haver uma forte cultura indígena no local, faz com que a área seja um grande símbolo histórico e cultural. Não é à toa que Porto Seguro leva os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade.

A sua fundação, no entanto, ocorreu apenas em 1534. Nesses quase 500 anos, a cidade acumula belezas naturais em um extenso litoral com cerca de 85km e diversificados passeios para os amantes da história. Com suas riquezas e diferenciais, atualmente Porto Seguro é um dos principais destinos turísticos brasileiros.

Créditos: biosom.com.br

Clima e Fuso Horário

Como o município está em um estado predominantemente quente, a expectativa é de sempre encontrar um clima tropical que favoreça os banhos de mar ou de piscina. E pode apostar que isso acontece bastante! No verão as temperaturas são mais altas e podem chegar a picos de 40°, enquanto no inverno elas são definidas como amenas e podem ficar na casa dos 21°. As temperaturas máximas ocorrem entre dezembro e março, na alta temporada.

É bom lembrar que o sul da Bahia é marcado por chuvas durante o ano inteiro. Isso significa que independente da época o visitante poderá passar por dias de sol e de chuva. A notícia boa é que mesmo no período após o verão o sol continua proporcionando boas oportunidades de lazer. Já com relação às horas, Porto Seguro configura o fuso horário UTC-03:00, o famoso Horário de Brasília. Com a diferença que permanece assim o ano todo e não se insere no horário de verão, como acontece em algumas regiões.

Créditos: Pixabay

Informações básicas

O que levar?

No verão, a melhor escolha é por roupas confortáveis e leves, sem esquecer de incluir os trajes de banho! Embora camisas, bermudas, shorts e chinelos façam parte do vestuário tradicional dessa época, é necessário pensar em dias que possam surpreender com temperaturas mais baixas e em locais com ar condicionado. Por conta disso, aconselhamos você a levar na mala opções de calça e casacos leves.

No inverno não é preciso se preocupar com o imenso espaço que um casaco pesado poderia ocupar na bagagem, já que o frio é uma condição “tímida” em Porto Seguro. Mas para garantir o conforto e a roupa adequada, a dica organizar um conjunto que inclua camisa manga longa que não seja grossa, jaqueta, casaco simples e outras vestimentas que cubram uma maior parte do corpo.  

Documentos

Como se trata de um destino nacional, não há necessidade de passaporte (caso o percurso seja feito de avião). Para embarcar, basta apresentar um documento de identificação com foto. Essa única obrigação também serve para jovens a partir dos 12 anos (a idade mínima permitida para viajar pelo Brasil sem acompanhante).

Créditos da foto: jornalcontabil.com.br

Se a locomoção envolve uma criança menor de 12 anos, é preciso levar a sua certidão de nascimento ou RG e assegurar que ela estará acompanhada pelos pais ou familiares – sendo necessária a comprovação do parentesco. Caso o acompanhante seja outra pessoa, os documentos exigidos passam a ser o RG ou a certidão de nascimento e uma autorização feita pelos pais ou responsáveis com firma reconhecida.

As condições acima valem tanto para viagens aéreas quanto terrestres.

Entretenimentos

Praias

As praias de Porto Seguro atendem públicos com diferentes propósitos, mas elas também oferecem coisas em comum: as belíssimas areias brancas e um mar azul esverdeado de águas mornas que encantam os viajantes. Algumas praias são sinônimos de um roteiro repleto de eventos e outras combinam mais com quem busca dias de descanso.

Com essas alternativas em mente, você pode conferir abaixo quais áreas do litoral de Porto Seguro se encaixam nos seus planos.

1. Praia de Taperapuã

Indicada para quem quer um nível mais elevado de diversão, Taperapuã merece holofote quando o assunto é curtir shows, atrações musicais e barracas de lazer. Na faixa de areia que cerca o local, é possível encontrar uma infraestrutura preparada para receber turistas animados que queiram, além de aproveitar a paisagem, consumir ótimos drinks, se aventurar em interações de dança e passear de banana-boat. O destaque dessa área é o Complexo de Lazer Tôa Tôa, responsável por animar a galera com vários tipos de entretenimento.

Distância de Porto Seguro: 7 km. Tempo médio: 12 minutos.

Créditos da foto: portosegurotur.com

2. Praia de Mundaí

Ao lado da Praia de Taperapuã está a Praia de Mundaí. Apesar da proximidade, o clima é mais tranquilo e deixa os visitantes à vontade para um bom repouso. A água é calma e costuma atrair famílias com crianças. Quem quiser optar posteriormente por um local com maior agitação, basta se encaminhar em direção à Praia de Taperapuã, já que o ambiente vai se transformando conforme a proposta dos lugares.

Distância de Porto Seguro: 4 km. Tempo médio: 7 minutos.

Créditos da foto: Ricardo Junior

3. Praia do Espelho

Localizada entre os distritos de Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Seus destaques estão nas falésias que a cercam e nas variações de cores da água cristalina. Esse último detalhe, inclusive, é o que deu nome ao local: a água é tão limpa que parece um espelho gigante. A experiência é melhor quando a maré está baixa, formando assim piscinas naturais e uma espetacular visão do mar. O acesso, no entanto, não é muito fácil, sendo necessário um longo deslocamento e a passagem por uma densa estrada de terra (não indicada em dias de chuva). Por esse motivo, o local é pouco frequentado e considerado um grande refúgio.

Distância de Porto Seguro: 90 km. Tempo médio: 2 horas.

Créditos da foto: viagemeturismo.abril.com.br

4. Praia do Mutá

Uma praia tranquila que transmite todo o encanto de Porto Seguro. Assim é a Praia do Mutá. Situada no limite norte da cidade, perto de Santa Cruz de Cabrália, o local oferece aos turistas e moradores a oportunidade de fugir da multidão e encontrar momentos de paz e relaxamento. Pensou em ir com a família, sozinho ou até mesmo só para curtir o cenário que essa parte do litoral oferece? Então vale a visita. Coqueiros, barracas e passeios de ultraleve (disponíveis no verão) dão o toque final a essa experiência.

Distância de Porto Seguro: 14 km. Tempo médio: 24 minutos.

Créditos da foto: turismoetc.com.br

5. Praia do Mucugê

A prática de esportes aquáticos na Praia do Mucugê é algo recorrente. Por conta dos ventos fortes, os apaixonados por kitesurf e windsurf sempre estão por perto. Para chegar até ela, o público deve se dirigir ao distrito de Arraial d’Ajuda e passar pela charmosa Rua do Mucugê, um lugar que reúne excelentes bares e restaurantes. Ao chegar na praia, é possível contemplar águas transparentes e uma vegetação deslumbrante que proporciona boas sombras. No começo do dia, a área é ideal para um tempo mais sossegado. Mas fique atento: a badalação acontece nas madrugadas do verão, com raves e luaus que duram até o amanhecer.

Distância de Porto Seguro: 8 km. Tempo médio: 45 minutos.

Créditos da foto: guiadabahia.com.br

6. Praia do Parracho

Localizada ao lado da Praia do Mucugê, a Parracho se parece bastante com a sua vizinha e também entrega aos visitantes lindas águas claras e azuis. O principal público são os jovens de férias que aproveitam a barraca que leva o mesmo nome da praia para curtir esportes radicais, festas e shows de axé. A estrutura do local é suficiente para curtir os dias de sol com tranquilidade e as festas concorridas que são organizadas. Quem deseja participar de todo o alvoroço, deve visitá-la no verão, réveillon ou carnaval.

Distância de Porto Seguro: 9 km. Tempo médio: 45 minutos.

Créditos da foto: portosegurotur.com

7. Praia da Pitinga

Também situada em Arraial d’Ajuda, a Praia da Pitinga costuma atrair os banhistas pelas altas falésias cercadas de mata atlântica. Nessa região, há uma grande busca pela prática do mergulho, já que as águas cristalinas permitem uma visão privilegiada dos corais que cercam a costa. Além disso, a Praia da Pitinga disponibiliza aos aventureiros mais assíduos um incrível voo de parapente. A experiência é memorável.

Distância de Porto Seguro: 10 km. Tempo médio: 55 minutos.

Créditos da foto: styloslocadora.com.br

8. Praia de Ponta Grande

A Praia de Ponta Grande fica a caminho de Santa Cruz Cabrália, município vizinho de Porto Seguro, e em frente ao Parque Marinho do Recife de Fora. A praia fica bastante próxima à estrada, o que permite uma visão única de um cenário baiano super azul. Classificada como uma praia semideserta na baixa temporada, ela carrega o modelo típico da região: coqueiros, ondas calmas, areia branca e água morna. Na alta temporada há ofertas de lanchas para passeio e aluguel de caiaques. Ótima opção para o público de todas as idades.

Distância de Porto Seguro: 11 km. Tempo médio: 14 minutos.

Créditos da foto: vejanomapa.net.br

9. Praia dos Coqueiros

Localizada no distrito de Trancoso, a Praia dos Coqueiros é, provavelmente, a mais famosa das praias da região e a de mais fácil acesso. Conta com ótimas opções de quiosques e lugares para tomar um drinque enquanto aprecia das areias o belo visual. O cenário tipicamente baiano é perfeito para momentos mais relaxantes e em família, já que é relativamente tranquilo e com muita sombra!

Distância de Porto Seguro: 28 km. Tempo médio: 90 minutos.

Créditos da foto: adrianaalvim.blogspot.com

10. Praia de Barramares

Localizada entre um rio e um mar, Barramares tem uma característica específica: fica próxima a um manguezal. Além desse fator, outro aspecto que a faz ser bastante comentada na área é sobre suas noites de agito. Luau, bar, restaurante… Nessa praia cabe tudo. Com uma bela paisagem e grande variedade de petiscos disponíveis ali na beira da praia, Barramares é um dos locais que não dá para deixar de visitar.

Distância de Porto Seguro: 9km. Tempo médio: 15 minutos.

Créditos da foto: bolsadeviagem.com.br

Pontos Turísticos

Porto Seguro é repleta de belos pontos turísticos. Além das maravilhosas praias, a cidade é um dos pontos de descobrimento do Brasil. Sendo assim, os turistas poderão se aventurar em momentos paradisíacos e em momentos mais nostálgicos, que vão dar aula de cultura histórica.  

Melhores passeios

Centro Histórico

Tombado como patrimônio histórico, o Centro de Porto Seguro preserva várias marcas que contam a história de mais de 500 anos do Brasil. São ruas e vielas coloridas que cercam o ambiente e apresentam aos visitantes igrejas, museus e outras construções únicas. Um museu a céu aberto que deve ser contemplado.

Créditos da foto: iStock, Getty Images

Museu de Porto Seguro

O Museu do Descobrimento é uma antiga câmara e cadeia da cidade que era usada pelos indígenas antes da colonização. Aberto para visita do público, o museu expõe como era a vida antigamente e apresenta os artefatos que também eram parte do dia a dia dos habitantes. O passeio resgata a história local e mostra como era conduzida a cultura das antigas tribos.

Créditos da foto: 1000dias.com

Memorial da Epopeia do Descobrimento

Uma grande réplica do navio português que desembarcou em terras baianas é o que dá forma a este ponto turístico. Além da embarcação em tamanho real, o local é cercado por um grande jardim que fica encarregado de mostrar a beleza típica de restingas. Os guias locais são descendentes de índios pataxós e estão prontos para detalhar a história da chegada dos portugueses.

Créditos da foto: deturistaaviajante.com

Museu da Arte Sacra

Localizado dentro de uma das igrejas mais antigas do Brasil (Igreja da Misericórdia), o museu contém um acervo com objetos e imagens antigas e raras, ricas em cultura e história. Inaugurada no ano 2000, alguns de seus destaques são as imagens barrocas de Cristo Crucificado (século XVI), a escultura de Nosso Senhor dos Passos e a de São Francisco de Assis.

Créditos da foto: eniopadilha.com.br

Igreja Nossa Senhora da Pena

Outro lugar de destaque pelos muitos anos ocupando território baiano é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena. Trata-se da primeira paróquia dedicada a uma santa no Brasil. Para os religiosos ou os que apenas têm curiosidade para saber mais sobre o assunto, a visita é parte fundamental na programação de atividades em Porto Seguro.

Créditos da foto: blogariltonbronze.com

Reserva Indígena da Jaqueira

Poucos lugares oferecem um passeio como esse. Os turistas podem conhecer e passar o dia nas aldeias dos índios pataxós aprendendo mais sobre seus costumes, língua e herança cultural. Mediante reserva, é possível até mesmo passar uma noite na aldeia.

Créditos da foto: portosegurotur.com

Parque Recife de Fora

Esse passeio de barco ou escuna explora o máximo que a natureza de Porto Seguro pode entregar. Envolve uma visão incomparável da vida marinha e ainda um mergulho para apreciar de perto as belezas que estão embaixo d’água. E não há problema se você não quiser mergulhar. Mesmo de cima, é possível aproveitar bastante o roteiro enquanto cruza uma das melhores áreas de Porto Seguro. Por ser um dos passeios mais procurados, lembre-se de fazer a reserva com antecedência!

Créditos: Resort La Torre All Inclusive

Observação de Baleias

Em Porto Seguro, é possível realizar passeios de barco próximo à costa para observar as baleias jubarte que estão sempre por lá. Com um aparelho chamado hidrofone, dá até para ouvir o canto dos animais. Definitivamente uma experiência única.

Créditos da foto: viagemeturismo.abril.com.br

Parques temáticos/aquáticos

Eco Parque Arraial D’Ajuda

O Eco Parque Arraial D’Ajuda é um parque aquático que funciona desde 1997 com diversas atrações, para agradar tanto os menores quanto também os maiores. As atividades do parque vão desde as mais tranquilas até as mais emocionantes, por isso não importa a idade e o tipo de lazer que é procurado. Algumas das atrações são os toboáguas, a tirolesa, o arvorismo, o rapel e a escalada.

Créditos da foto: temporadaportoseguro.blogspot.com

Vida Noturna

Passarela do Descobrimento

A região é mais conhecida como “passarela do álcool” e abriga festas agitadas que transformam a noite de moradores e turistas. O calçadão é repleto de bares, restaurantes e vendedores de artesanatos, souvenires e comidas típicas. É um dos locais mais procurados pelos turistas. O clima é boêmio já ao entardecer e vai se tornando mais intenso conforme a noite chega.

Créditos da foto: dicas.viagempronta.com

Rua do Mucugê

O encanto dessa rua, localizada em Arraial D’Ajuda, é indiscutível. Centenas de bares, restaurantes e lojas a cercam e oferecem aos frequentadores uma noite muito movimentada o ano todo. Uma das opções de festa nessa parte da cidade é o Morocha Club, uma casa noturna que oferece uma programação diferente todos os dias e costuma atrair muitos  estrangeiros.

Créditos da foto: jornaldosol.com.br

Ilha dos Aquários

Localizada entre Arraial e Porto Seguro, a ilha é totalmente dedicada à vida noturna e oferece vários ambientes, agradando os amantes da MPB, forró, axé, samba e demais ritmos. A origem do nome se refere aos aquários de água salgada que podem ser encontrados na ilha. Ótimo para quem quer fugir para um local de extrema movimentação e liberar todas as energias. O dia mais empolgante costuma ser às sextas.

Créditos da foto: portosegurotur.com

Ilha do Pirata

Com 150.000 m², a ilha está localizada na Ilha do Pacuio e possui uma decoração temática de piratas. A iluminação imita velas e balcões de barris de madeira, deixando a diversão tomar conta dos bares e restaurantes espalhados pela ilha. O acesso ao local é feito por meio de escunas ou balsas e o visitante que embarcar pode esperar encontrar shows e outras atrações.

Praias de Mundaí, Taperapuã e Barramares

Elas já foram citadas neste guia, mas precisamos avisar que essas três orlas vizinhas são referências nas noites da cidade. Para montar um plano em que todas são aproveitadas é preciso checar a programação e ver qual é o destaque do dia, já que normalmente cada dia da semana recebe um evento ou atração de um desses locais. Ou seja, na alta temporada é possível ter diversão durante a semana toda. E quem comanda são as famosas barracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares.

Créditos da foto: axemoi.com.br

Calendário de eventos / Datas Comemorativas

22 de abril – Descobrimento do Brasil – feriado municipal

30 de junho – Aniversário de Porto Seguro – feriado municipal

2 de julho – Independência da Bahia – feriado municipal

15 de agosto – Dia de Nossa Senhora D’Ajuda – feriado municipal

8 de setembro – Dia da Nossa Senhora da Pena – feriado municipal

Entretenimento Infantil

Para fazer a alegria da criançada, uma boa opção é o já citado Parque Aquático, em Arraial D’Ajuda, e uma visita à Reserva Indígena da Jaqueira. Além deles, é bom pensar em praias e passeios mais tranquilos, fugindo de transtornos causados por muito barulho.

Definitivamente o Parque Aquático vai ser uma das atrações favoritas dos baixinhos, mas investir em outros locais faz parte do roteiro e é bastante proveitoso para a família toda. A cidade não tem muitas opções voltadas exclusivamente para o entretenimento infantil, mas é possível garantir muita diversão enquanto se explora Porto Seguro.

Procurem as praias mais calmas e eventos que façam seus filhos descobrirem novas aventuras.

Créditos da foto: thinkstock

Hospedagens

Hotéis com o menor preço

Porto Seguro Eco Bahia

O Porto Seguro Eco Bahia é uma excelente estrutura de turismo renovada para atender com excelência e encantar a todos que se hospedam por lá. Trata-se do único hotel localizado no sítio histórico do descobrimento, ocupando uma área de 120.000m². Sua posição estratégica e edificada sobre uma falésia garante uma visão deslumbrante das orlas Norte e Sul de Porto Seguro, Centro da Cidade. Sendo o único com vista para o mar, localizado na parte Alta da Cidade. O viajante terá à disposição uma estrutura de alimentos e bebidas para consumo extra no hotel, serão servidos bebidas no bar da piscina, petiscos no espaço Pitanga e refeições a la carte no Restaurante Aroeira, todos com valores acessíveis, trazendo a opção da escolha já que existem muitas de restaurantes na cidade. A diária inclui café da manhã. Endereço: R. Dr. Antonio Ricardi, 177 – Centro Histórico.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Garça Branca Praia Hotel

Com conforto e requinte, situado a apenas 10 metros da praia de Taperapuã, o Garça Branca dispõe de piscinas e uma área de bar e jardim. As acomodações possuem ar-condicionado, ventilador de teto, frigobar, TV a cabo e telefone. A área de lazer dispõe de piscina adulto e infantil, bar molhado, restaurante, lanchonete, salão de jogos, LAN House, Internet wi-fi gratuita e lavanderia. O Hotel oferece serviços de quarto e estacionamento privativo gratuito. Dessa forma, o Garça Branca Praia Hotel é o ambiente perfeito para os viajantes e as famílias terem alguns momentos de relaxamento. E é permitido levar animais de estimação. Endereço: Av. Beira Mar, km 7 – Praia de Taperapuã.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Portal Beach Hotel

O Portal Beach Hotel (Antigo Portal do Mundaí) é um dos mais novos hotéis de Porto Seguro e possui localização privilegiada a beira mar, a apenas 300 metros do Complexo de Lazer Tôa Tôa. O hotel conta com ampla área de lazer para a diversão de adultos e crianças e um delicioso bar da piscina com música ao vivo (voz e violão). O Restaurante do Portal Beach é considerado o mais belo da cidade. Nele, são preparados jantares temáticos, como a “Noite Italiana” que consiste em um jantar a luz de velas e cardápio da culinária italiana. Para completar a estrutura e os serviços, há sauna a vapor, playground, salão de beleza e spa com massagem relaxante, hidromassagem ao lado da piscina e wi-fi livre em todo hotel. Endereço: Av. Beira Mar, 4500 – Praia do Mundaí.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Porto Calem Praia Hotel

O Porto Calem Praia Hotel é ideal para viajantes que buscam conforto e bem-estar. O hotel está situado em frente à Praia de Curuípe e a 5 Km do aeroporto da cidade de Porto Seguro. O Porto Calem dispõe de piscinas adulto e infantil, sala de tv, sauna e academia na área de lazer, além de oferecer serviços de restaurante com café da manhã. Todas as acomodações são equipadas com TV a cabo, telefone, cofre, banheiro privativo, frigobar, ar-condicionado e varanda com rede. Há opções de apartamentos de luxo e standard. Os hóspedes poderão aproveitar ainda a internet wi-fi gratuita nas áreas sociais. Endereço: Av. Beira Mar, 1999 – Praia de Curuípe.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Oceano Porto Hotel

O Oceano Porto Hotel é o tipo de hospedagem que pode atender diversos tipos de viagem, seja a lazer, trabalho ou para dias mais românticos. São 60 apartamentos bem arejados e amplos (todos com localização privilegiada) equipados com TV, ar condicionado, frigobar e varanda. Entre as acomodações, há a opção de escolher o quarto duplo, triplo ou quádruplo. Além disso, está disponível sauna a vapor, piscina e bar com drinks, sanduíches e porções prontas para o consumo dos hóspedes. Endereço: Av. dos Navegantes, 719 – Centro.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Melhores Resorts

La Torre Resort – All Inclusive

O La Torre Resort fica na Praia do Mutá, praia característica por suas ondas calmas, águas mornas e a beleza dos recifes de corais que a circundam. A área de preservação ambiental proporciona grande contato com a natureza em uma das principais estruturas do Sul da Bahia. Com tradição na alta gastronomia, opera com serviço All Inclusive, atividades de lazer com monitores, espaço adventure e circuito aquático. Há opções de quarto que garantem total conforto para grupos de famílias e amigos, e em todos eles é garantida a presença de cofre, TV e ar-condicionado. Endereço: Av. Beira Mar, 9999 – Praia do Mutá.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Porto Seguro Praia Resort – All Inclusive

Resort 5 estrelas situado em frente à Praia de Curuípe, o Porto Seguro Praia Resort dispõe de ampla área de lazer com piscina, academia, sauna, parque de aventuras e muito mais. Os Viajantes HU poderão usufruir dos serviços de sistema All Inclusive (comidas e bebidas à vontade) no Resort e na Cabana de Praia, SPA e wi-fi. As acomodações possuem cama box (King Size), ar-condicionado, frigobar (abastecido diariamente), TV LCD, varanda com rede, secador de cabelos e amenidades de banho. O resort fica localizado a 5 km do aeroporto e a apenas 3 km da Passarela do Descobrimento. Endereço: Av. Beira Mar, 15 – Praia de Curuípe.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Nauticomar All Inclusive Hotel & Beach Club

O Nauticomar All Inclusive Hotel & Beach Club está a 200 metros da Praia de Taperapuã, orla norte de Porto Seguro. O Hotel padrão 4 estrelas tem apartamentos divididos em 4 categorias, área de lazer completa com recreação adulto e infantil, serviço All Inclusive com refeições, petiscos e bebidas à vontade. Endereço: R. do Telégrafo, 196.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Resort Pau Brasil Praia

O Resort Pau Brasil Praia possui uma área verde ampla e arborizada, parque infantil, cinco piscinas, toboágua e bar molhado. O restaurante oferece no cardápio pratos típicos, nacionais e internacionais. Completam a estrutura os salões de jogos, wi-fi, espaço zen, sauna e a sala de TV. No café da manhã é possível degustar pratos típicos regionais (ovos mexidos, beiju de tapioca) e pratos nacionais (frutas tropicais, linha diet, cereais, pães integrais). O Resort aceita cães de pequeno porte e também possui rampas de acessibilidade. Endereço: Av. Beira Mar, 2500 – Praia de Taperapuã.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Portobello Resort

O Portobello Resort está localizado na mais conceituada praia de Porto Seguro: a Praia de Taperapuã, que é referência quando o assunto são os points mais badalados e requintados da cidade. O resort oferece todo conforto: há piscina de frente para o mar, bosque com árvores centenárias, campo de bocha, quadra de tênis, equipe de lazer, área fitness, lago com carpas, business center, room service 24 horas e uma excepcional área verde com opções para toda a família. No total, são 148 apartamentos nas categorias Standard, Premium e Suítes. Endereço: Av. Beira Mar, 6111 – Praia de Taperapuã.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Melhores Pousadas

Pousada Pitinga

A Pousada Pitinga conta com 9000 m² de terreno à beira mar, no qual 6000 m² são de jardim com coqueiros, árvores frutíferas, bromélias, orquídeas e outras espécies originárias da Mata Atlântica. A integração à cultura baiana é visível na decoração dos ambientes, com obras de artistas e artesãos do Arraial d’Ajuda. São 19 apartamentos e suítes, sendo: 5 chalés de frente para o mar, com duas suítes, uma térrea e outra no andar superior. 3 chalés no jardim com vista parcial para o mar, sendo uma suíte luxo no andar superior e 2 apartamentos no térreo. Todos os apartamentos estão equipados com TV a cabo (SKY), WI-FI, secador de cabelos, ar condicionado, frigobar, cofre privativo, telefone, música ambiente, varanda com rede e espreguiçadeira. Entre as atividades de lazer oferecidas aos hóspedes estão o Bar e Restaurante, sauna, hidro, SPA, TV à cabo, jogos, internet, caiaque, sinuca e biblioteca. Endereço: Praia de Pitinga, 1633 – Arraial D’Ajuda.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Manacá Pousada Parque

Em Arraial D’Ajuda, no litoral sul da Bahia, o Manacá Pousada Parque é um marco em hospedagem e conforto. Com localização privilegiada em meio a uma área de 6.000 m², a pousada traz muito verde, regiões com coqueiros, um belo jardim e linda vista 180º do mar. Manacá está às margens do outeiro D’Ajuda, a 400 metros do centro da vila de Arraial (Rua do Mucugê e Broadway) e principais pontos de encontro como bares, restaurantes e boutiques. Conta com restaurante, serviço de piscina, gerador de energia, Internet Wi-Fi, lojinha de conveniência e muito mais. Endereço: Estrada Arraial/Trancoso, 500 – Porto Seguro.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Pousada Maria Pitanga

A Pousada Maria Pitanga está localizada em Arraial d’Ajuda, a cerca de 700 metros da Praia do Mucugê. Oferece em sua estrutura uma piscina ao ar livre com espreguiçadeiras, espaço lounge comum, uma pequena biblioteca e espaço coberto com churrasqueira. Seus quartos tem decoração única e são equipados com TV, ar condicionado split, closet, ventilador de teto, frigobar e banheiro privativo, além de varanda e outras comodidades. Alguns também possuem banheira de hidromassagem com controle de temperatura. Como cortesia, está disponível o café da manhã, estacionamento e o Wi-Fi. Endereço: Alameda dos Flamboyants, 170 – Arraial D’Ajuda.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Pousada Catamarã

A Pousada Catamarã está localizada em Arraial D’Ajuda, a 50 metros da Rua Mucugê e a 10 km do aeroporto de Porto Seguro. Os viajantes poderão desfrutar da internet wi-fi gratuita em toda a pousada, da piscina na área de lazer, do bar e ainda do delicioso serviço de café da manhã. São 12 apartamentos privativos, todos eles equipados com ar condicionado, camas box, TV de led 22″ com Sky, frigobar, cofre, telefone e com varandas privativas com redes ou cadeiras. Chalé: única habitação disponível para 4 pessoas, sendo um quarto com cama de casal e uma sala com 2 camas de solteiro (incluso: ar condicionado no quarto e sala com ventilador de teto, TV com Sky, frigobar, cofre varanda com rede e cadeiras e uma vista privilegiada da piscina). A pousada tem um jardim com árvores tropicais e flores onde é possível encontrar pássaros da região. Endereço: Alameda dos Oitis, 90 – Arraial D’Ajuda.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Pousada Vila do Beco

Muito bem localizada, a Pousada Vila do Beco fica próxima das mais belas praias do Arraial D’Ajuda, das pequenas butiques de roupas e artesanato, dos ótimos restaurantes e dos locais de entretenimento noturno. A Pousada proporciona tranquilidade e o prazer de encontrar o relaxamento, já que está em um ambiente de natureza preservada, junto ao mar, e traz acomodações confortáveis como os chalés à sombra dos coqueiros e árvores nativas. A Vila do Beco possui piscina com vista para o mar, churrasqueira, estacionamento, terraço e jardim tropical. Os apartamentos contam com ar condicionado, TV, frigobar, varanda com rede; alguns com secador de cabelo e enxoval. Endereço: Beco dos Jegues, 173 – Arraial D’Ajuda.

Créditos da foto: Reprodução/Hotel Urbano

Alimentação

Culinária Regional

A gastronomia de Porto Seguro recebeu contribuições portuguesas e indígenas, mas o que prevalece na cidade é o tradicional tempero baiano. Quem é fã de frutos do mar vai poder se deliciar nas barracas de praias com a diversidade do cardápio e, em restaurantes, com a típica moqueca de peixe, um dos pratos mais famosos da região. Embora encontre pizzarias, bares e outros estabelecimentos que servem uma comida tradicionalmente brasileira, estar em Porto Seguro é um motivo e tanto para abrir o paladar e degustar uma culinária mais característica do local, não é mesmo?

Dessa forma, o visitante pode procurar consumir o clássico acarajé (massa de feijão fradinho, camarão, azeite de dendê, pimenta, caruru e vatapá), o abará (feijão fradinho moído, cozido e embrulhado em folha de bananeira, ingerida com camarão, caruru, vatapá e salada, sendo que enquanto o acarajé e frito o abará é cozido), o bobó de camarão (camarão, temperos verdes, mandioca e leite de coco) e o arroz de hauçá (arroz branco, camarão defumado ralado e carne de charque frita no alho e cebola).

Recanto Baiano

Lugar certo para aproveitar um self-service de comida caseira com os mais variados frutos do mar. Faz parte do cardápio muito dendê e todas as misturas que são a cara da Bahia.  Endereço: R. do Golfo, 37 – Centro.

Créditos: Google Maps

Pirata do Porto

Ao lado do Recanto Baiano há outro estabelecimento disponível para almoços e jantares. O Pirata do Porto também é carregado de tempero baiano e oferece opções como moqueca, casquinha de siri, bobó de lagosta e muito mais. Endereço: R. do Golfo, 31 – Centro.

Créditos da foto: Daniel P via Tripadvisor

Acarajé da Jaque

Uma das barracas de acarajé mais concorridas da cidade. Indicação para quem quer saborear um acarajé completo! Endereço: Av. dos Navegantes esquina com R. Cidade de Fafi – Centro.

 

Créditos da foto: Ana de S via Tripadvisor

Restaurante Rabanete

Passando pela culinária baiana e pela variedade de receitas de outras regiões, o Rabanete serve diariamente um buffet farto com opções escolhidas a dedo para agradar todo tipo de cliente. Ótima opção para a hora do almoço, já que as portas fecham no final da tarde. Endereço: R. Saldanha Marinho, 83 – Centro.

Créditos da foto: restauranterabanete.com.br

 

Culinária Internacional

Especialidades internacionais podem entrar de maneira muito acessível nesse roteiro para Porto Seguro! Inicialmente, a mistura que ocorreu na cozinha foi entre a comida indígena e a portuguesa, passando depois para a influência que os escravos africanos também tiveram. O resultado deu origem a uma gastronomia forte e pratos deliciosos.

Mas nem só de tempero baiano é feito Porto Seguro. Na cidade, é possível encontrar diversos locais que sirvam receitas da culinária internacional e se aventurar em alimentos tipicamente orientais, árabes, italianos e outros. Abaixo, listamos cinco lugares para degustar um pouco desses sabores.

Colher de Pau

Com quatro localidades em Porto, o restaurante traz especialidades baianas e também opções de pratos da gastronomia internacional. Endereço: R. Augusto Borges, 52 – Centro.

Créditos da foto: grupocolherdepau.com.br

Portinha

Com filiais em Porto, Trancoso e Arraial D’Ajuda, o Portinha oferece desde comidas típicas até receitas mineiras, árabes, orientais e italianas. Endereço: R. do Mucugê, 333 – Arraial D’Ajuda.

Créditos da foto: Restaurante Portinha via Tripadvisor

Recanto do Sossego

Localizado na Praia do Mutá, o Recanto do Sossego traz no cardápio especialidades como a cozinha local e a italiana. Boa opção para quem procura peixes, massas e saladas. Endereço: Av. Beira Mar, 10.130.

Créditos da foto: recantodosossego.com

Canto Italiano

Como o próprio nome já diz, as receitas desse restaurante giram em torno principalmente da culinária italiana. O destaque também vai para a excelente carta de vinhos. Endereço: Passarela do Álcool, 50 – Centro.

Créditos da foto: Canto Italiano via Tripadvisor

Jamaica Beach

Situado na Praia do Mundaí, a barraca tem um ambiente bastante diversificado e traz ofertas originais para os seus consumidores. São receitas baianas, portuguesas e até jamaicanas disponíveis. Endereço: Av. Beira Mar, 4.005 – Mundaí.

Créditos da foto: mundoecaracois.blogspot.com

Fast foods

McDonald’s – Av. Vinte e Dois de Abril, 245 – Centro

Giraffas – Av. Vinte e Dois de Abril, 101 – Centro

Subway – Endereços: Av. Vinte e Dois de Abril, 337 e Av. Dezesseis, 22 – Centro

Bob’s – Av. Vinte e Dois de Abril, 65 – Centro

Compras

Shoppings

Shopping Avenida – Av. Vinte e Dois de Abril, Condomínio Shopping Avenida – Centro

Porto Plaza Shopping – Av. Vinte e Dois de Abril, 101 – Centro

Shopping 22 Blue – Av. Vinte e Dois de Abril, 339 – Centro

Shopping Oceania – Av. Getúlio Vargas, 48 – Centro

Shopping Rio Mar Center – Av. do Descobrimento, 84 – Centro

Créditos: portosegurotur.com

Supermercados

Supermercado Vially – Rua São João, 50 – Arraial D’Ajuda

Supermercados Cambuí – R. Manoel Crescêncio Santiago, 325 – Arraial D’Ajuda

Supermercados Cambuí – Av. dos Navegantes, 222 – Centro

Supermercado Vipão – Av. Getúlio Vargas, 264 – Centro

Supermercado Vitória – R. Manoel Dias da Silva, 3 – Centro

Supermercado Gonçalves – R. Manoel Dias da Silva, 1 – Centro

Supermercado Real – Ladeira do Barro Vermelho, 62 – Centro

Supermercado Navegantes – Av. dos Navegantes, 1392 – Centro

Porto Sol Supermercado – Estrada para o Aeroporto, 2 – Campinho

Supermercado Nogueira – R. Do Dero, 4 – Trancoso

Supermercado Sol e Mar – R. 9 de Agosto, s/n – Trancoso

Conveniências

Algo Mais Loja de Conveniência – Endereço: Av. Getúlio Vargas 320 – Centro –  Telefone: (73) 3288-3883

Sorella Padaria Café e Conveniência – Endereço: Estrada da Balsa, 222 – Arraial D’Ajuda – Telefone: (73) 3575-1576

Conveniência Mega Point – Endereço: Av. dos Navegantes, 1261 – Centro – Telefone: (73) 98868-4449

JB Distribuidora e Conveniência – Endereço: Av. dos Navegantes, 210 – Centro – Telefone: (73) 3679-2869

Souvenirs/Artesanato

O artesanato valoriza a identidade cultural das comunidades e é uma forma de gerar renda aos artistas locais. E com as lembrancinhas é a mesma coisa.

Essa forma de carregar memórias e presentear pessoas é um hábito comum. Em Porto Seguro, por exemplo, são diversos locais que disponibilizam produtos que se encaixam nesse setor. Para comprar souvenirs, a Passarela do Alcool é um ótimo lugar, por exemplo. Além dela, o Centro Histórico e os Shoppings da região também oferecem boas opções.

Veja abaixo algumas das lojas que conseguimos listar.

Créditos: gyfarias.blogspot.com

Porto Artesanato – Endereço: Av. Vinte e Dois de Abril, 362 – Centro – Telefone: (73) 3288-3745

Macuco Artesanato – Endereço: Av. Beira Mar km 73 – Praia do Mutá – Telefone: (73) 3677-1032

Rua Broadway (Bróduei) – Arraial D’Ajuda

A colorida rua chama muito a atenção de qualquer pessoa que passa por ali. O espaço é lotado de diferentes estabelecimentos e é possível encontrar uma infinidade de lojinhas para comprar uma lembrancinha ou artesanato.

Créditos da foto: Carlos Alkmin

Transportes

Linhas aéreas

GOL  – voegol.com

LATAM – latam.com

Azul – voeazul.com.br

Aerolíneas Argentinas – aerolineas.com

Créditos da foto: iStock

Distância entre as principais capitais

Salvador – 700 km

Rio de Janeiro – 1100 km

Belo Horizonte –  1024 km

Recife – 1390 km

Brasília –  1400 km

Goiânia – 1510 km

São Paulo – 1515 km

Linhas de ônibus

Existem dois tipos de ônibus em Porto Seguro: os municipais e os intermunicipais.

Os municipais são da Viação Cidade de Porto Seguro, são simples mas operam de forma satisfatória, passando pelas praias e no centro da cidade a cada 20 minutos.

Os intermunicipais são do grupo Expresso Brasileiro e mais modernos e confortáveis. Passam nas praias de Porto, no centro, rodoviária, aeroporto e Santa Cruz de Cabrália. O intervalo é de 20 a 30 minutos.

Créditos da foto: Rayllander Almeida

Sistemas de locomoção (Uber, 99, etc.)

Uber – uber.com

99 Táxi – 99app.com

Easy Taxi – easytaxi.com

Créditos da foto: Ederson Nunes

Cooperativas de Táxis / Moto Táxi

Moto Taxi Maicon Porto – Endereço: R. 15 de Novembro, 273 – Pacatá

Telefone: (73) 99955-5744

Táxi Caraíva – Endereço: R. São Benedito, 28

Telefone: (73) 98818-6541

Pontual Táxi Transportes – Endereço: Av. dos Navegantes, 1255

Telefone: (73) 99974-4061

Santana Fraga Serviço de Táxi – Endereço: Praça Caravelas, 128

Telefone: (73) 3575-2083

Táxi Porto Seguro – Endereço: Estr. do Aeroporto

Telefone: (73) 98833-1550

Créditos da foto: pralognan-agence.com

Táxi Aéreo

Bahia Airport Services

Endereço: Estr Velha do Aeroporto – Cidade Alta

(73) 3268-1412 – (73) 3288-1058 – (73) 3288-4931

Tam Cargo

Endereço: Estr Aeroporto, 1500 – Cidade Alta

(73) 3268-1688

Segurança & Emergência

Polícia

8º Batalhão da Polícia Militar – BR 367, km 59, s/n – José Fontana

Polícia Federal – Av. Pero Vaz de Caminha, 183 – Centro

Telefone: (73) 3268-8686

Polícia Militar – Estr. da Balsa, 3330

Créditos da foto: olivre.com.br

Bombeiros

Corpo de Bombeiros em Porto Seguro – Estr Aeroporto, 718 – Cidade Alta

PABX: (73) 3288-3610

6º Grupamento de Bombeiros Militar – Estr Aeroporto, s/n – Cidade Alta

Telefone: (73) 3288-4723

Créditos da foto: radiohertz.pt

Saúde

Hospitais

Hospital Municipal de Porto Seguro – Av. dos Navegantes, 640 – Centro

Telefone: (73) 3288-5891

Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães – R. Dez, 56 – Quinta do Descobrimento

Telefone: (73) 3288-6494

Créditos da foto: blog.vectracs.com.br

Pronto Socorro

UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – R. Frei Coimbra, 142

Telefone: (73) 3268-2032

Serviços de Urgência

SAT Emergências Médicas – R. Espírito Santo, 9 – Alto do Mundaí

Telefone: (73) 3679-1516

Emergência do Hospital de Porto Seguro – R. Dez, 56 – Quinta do Descobrimento

Telefone: (73) 3288-6494

Curiosidades

1. Como boa parte da cidade é patrimônio histórico tombado, Porto Seguro não permite que os seus moradores façam construções que ultrapassem dois andares.

2. Como os portugueses chegaram primeiro na Bahia, Porto Seguro é uma das cidades mais antigas do Brasil.

3. A primeira Missa do Galo aconteceu em 1549 na Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, em Arraial D’Ajuda.

4. O fluxo turístico em Porto Seguro tem uma média de 1 milhão de visitantes por ano. Dos que são de outros países, predominam os portugueses, argentinos e italianos. Já entre os brasileiros, os que mais visitam são mineiros, paulistas e capixabas.

5. A cidade é considerada a terceira do país com maior número de hotéis.

 

O Hotel Urbano agora é Hurb. Valorizamos o que importa: você.

Deixa seu comentário

Publicidade

Nós no Face ;)

Você pode se interessar!

Cashback de Hotéis | Tilt