Home » Levantamento inédito mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável
Gastronomia

Levantamento inédito mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável

Considerado um fenômeno recente, uma nova pesquisa provou que a maioria dos brasileiros se esforça para manter uma alimentação saudável, buscando consumir produtos mais frescos e nutricionalmente ricos. Este resultado faz parte de um levantamento inédito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e divulgado pela Agência Brasil.

De acordo com o estudo, oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% dos entrevistados apontaram que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles. O mesmo percentual (71%) admite estar satisfeito com a própria alimentação.

alimentação saudável
Foto: Organics News Brasil

Os pesquisadores chegaram a ouvir 3 mil pessoas com mais de 16 anos em 12 regiões metropolitanas brasileiras, entre os meses de setembro e outubro de 2017. Apesar da constatação de que os brasileiros têm buscado se alimentar melhor, a pesquisa verificou algumas contradições.

O levantamento também comparou os resultados atuais com o último estudo, feito em 2010. A percepção de “ter comido demais” aumentou nos últimos sete anos, passando de 52% em 2010 para 56% no ano passado. Na hora de escolher entre um alimento mais saudável e outro com melhor sabor, 61% admitiram preferir aqueles mais saborosos. O índice de brasileiros que consideram a comida saudável muito sem gosto também é significativo, de 54% em 2010 e 52% em 2017.

Alimentação saudável e internet

Um dado bastante curioso da pesquisa revelou uma mudança na fonte usada como busca de informações sobre alimentação e saúde. O estudo aponta que influenciadores digitais passaram a ter uma crescente participação e se tornaram a principal fonte de informações. Eles criaram um fenômeno gourmet também na preparação de alimentos em casa.

Veja também:  Parceria entre HURB e Reserva pode te levar para surfar com Pedro Scooby
pugliesi alimentação saudável
Foto: Divulgação

Todo mundo já ouviu falar dos digital influencers, né? Caso não tenha ouvido: eles são aquelas pessoas que, com suas opiniões proferidas pelo meio digital, são capazes de moldar as percepções de um público específico! A prática se tornou tão comum e lucrativa nos últimos anos que muitos já a consideram como profissão, devido à quantidade de pessoas se dedicando e essas atividades. No campo da alimentação saudável, um importante exemplo no Brasil é a blogueira Gabriela Pugliesi – essa da foto ali em cima!

A conclusão é que, nas gôndolas dos supermercados daqui dez anos, a expectativa é que os consumidores passem a procurar por produtos mais nutritivos e sem conservantes. Cada vez mais, o consumidor vai buscar informação e vai começar a exigir mais da indústria para que entregue qualidade e transparência na composição do produto.

E você? Conta pra gente de qual lado deste estudo você se enquadra! Viva mais histórias com o HU.

O post Levantamento inédito mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável apareceu primeiro em Bistrô HU | Tudo sobre curiosidades gastronômicas, dicas, culinária nacional e internacional.

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus

Publicidade