Home » Indonésia está aceitando garrafas plásticas como pagamento no transporte público
Curiosidades

Indonésia está aceitando garrafas plásticas como pagamento no transporte público

Diversos estudos já afirmaram que até 2050 nós teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos e este cenário triste é reflexo das ações humanas no descarte incorreto dos lixos e plásticos nos mares.

Uma das iniciativas que vem ganhando muita força mundialmente para reciclagem é na Indonésia, onde o governo local está aceitando garrafas e copos como pagamento no transporte público.

lixo-indonesia-passagem-onibus

Surabaya, segunda maior cidade do país e pioneira da ação já vem colhendo frutos do projeto. A estimativa é que 15% do lixo produzido na cidade é plástico e estas ações são uma forma de canalizar os resíduos para o lugar certo.

Clique aqui e reserve hotéis na Indonésia com desconto!

Linda Rahmawat, moradora da cidade, está participando ativamente da ação e relata, “Lixo como garrafas plásticas são espalhados pela cidade, então eu os coleto e os trago aqui. Assim não apenas ajuda o meio ambiente como também reduz o trabalho dos catadores”. Os organizadores do projeto estimam que até 2020 a cidade consiga zerar o desperdício de plásticos.

plasticos-nos-oceanos-indonesia
Créditos: UOL Notícias/BBC Brasil

Quem estiver viajando para a Indonésia e quiser participar da campanha, a cada 5 garrafas plásticas ou 10 copos equivalem a uma passagem de ônibus de até duas horas. Após a coleta, o material é vendido para a empresa de reciclagem. Todo valor é para o financiamento de espaços públicos verdes na cidade.

bus-station
Créditos: Pixabay

Clique aqui para comprar passagens de ônibus SEM TAXAS!

Viva mais histórias sustentáveis com o Hurb!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus

Publicidade