Home » Guia HU: Aparecida do Norte – SP
Guia de viagem

Guia HU: Aparecida do Norte – SP

Um dos principais pontos turísticos de São Paulo, Aparecida é conhecida por abrigar a Basílica Nova, o santuário nacional. Consagrado pelo Papa João Paulo II, o local é o terceiro maior templo católico do mundo, com capacidade para 75 mil fiéis. Com o lema “Acolher bem também é evangelizar”, recebe milhões de visitantes, principalmente nas datas importantes no calendário católico.

Mas Aparecida não se limita a Basílica Nova, a cidade possui outros pontos turísticos, como a Passarela da Fé, o Aquário de Aparecida, a Capela das Velas e muito mais. Para te ajudar a montar um roteiro incrível pela cidade, confira as dicas que o HU separou para você.

Aparecida do Norte - SP

Como chegar?

A cidade fica um pouco distante dos demais estados, então a opção mais aderida pelos viajantes é transporte aéreo. Porém, como Aparecida não possui aeroportos próprios, a melhor opção é o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que está a 188 km. Para quem vai de carro, saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, é só pegar a Via Dutra direto para Aparecida. Já quem vem do nordeste, basta seguir pela Rio-Bahia  (BR-116/BR-393) até Barra Mansa, para, enfim, pegar a Via Dutra.

Se você optar por deixar carro na garagem e ir curtindo o visual da estrada pela janela do ônibus, é bem simples também. É só descer no terminal Rodoviário de Aparecida, na AV Barão do Rio Braco. Em apenas 5 minutos, aproximadamente, você chega ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Quando ir

Se você deseja aproveitar as datas comemorativas do calendário católico para conhecer a cidade, prepare-se para encontrá-la lotada, pois milhões de fiéis reservam esse período para visitar ao Santuário Nacional. Se você deseja viajar para descansar, aproveitar a tranquilidade da cidade, as semanas comuns (sem feriados) são as ideias para você.

Onde ir

Morro do Cruzeiro e Torre Mirante

O Bondinho Aparecida, próximo à Capela do Batismo, te levará ao Morro do Cruzeiro para apreciar uma vista panorâmica incrível do Santuário. O itinerário, com painéis artísticos neoclássicos que relembram os passos da Paixão de Cristo, irá tirar o seu fôlego. A Torre do Mirante também é uma atração muito procurada pelos viajantes. No topo da torre há uma cruz de aço, de 20 metros. Impossível não se apaixonar!

Passarela da Fé

A Passarela da Fé, construída em formato de “S” para homenagear a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, liga a Basílica Matriz ao Santuário Nacional. A passarela é parada obrigatória para os romeiros (grupo de pessoas que fazem peregrinação religiosa a um local considerado santo,para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, podendo ser feita a pé ou em veículos), aos domingos. Além disso, a passarela da fé possui uma vista panorâmica lindíssima da cidade.

aparecida_norte

Morro do Presépio

O Morro do Presépio, inaugurado em 2006, está localizado entre o Centro de Apoio ao Romeiro e o heliporto. Foi idealizado para oferecer aos turistas um espaço de visitação e entretenimento ao longo da escadaria, com esculturas em tamanhos reais, que ligam o nascimento de Jesus, em Belém, a história de Aparecida, que nasceu das águas do Rio Paraíba. No alto do Morro, há um belvedere onde você irá apreciar a vista lindíssima do Santuário, do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira.

Capela das Velas

A Capela das Velas, com sua infinidade de velas acesas representando pedidos e agradecimentos dos visitantes e sua decoração relembrando a passagem bíblica da Sarça Ardente é, sem dúvidas,  um dos lugares que mais emocionam aos fiéis. Você não pode ir à Aparecida e deixar de visitá-la. Ela funciona de Segunda a Domingo, das 6h às 19h.

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida é o segundo maior templo católico do mundo. O santuário recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, só perdendo para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Basilica_of_the_National_Shrine_of_Our_Lady_of_Aparecida,_2007

Matriz Basílica Nossa Senhora Aparecida

A Matriz Basílica Nossa Senhora Aparecida, construída em 1745, é um monumento histórico, religioso e arquitetônico, no estilo barroco. A Basílica Velha, como também é conhecida, é um símbolo de fé e devoção. O local é marcado por ser o primeiro a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Além disso, você ainda pode aproveitar a ida à Basílica para fazer compras. Na rua de acesso, há muitas feirinhas de artesanato, onde você poderá adquirir diversos produtos, de religiosos à souvenirs.

Centro de Apoio aos Romeiros

Se você procura um lugar para comprar umas lembrancinhas, o Centro de Apoio aos Romeiros precisa fazer parte do sue roteiro. O local se parece com um shopping e se destaca pela variedade de produtos e pela boa infraestrutura para acolher aos visitantes.

Porto Itaguaçu

O Porto Itaguaçu fica no local onde foi encontrada a imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida pelos pescadores, no Rio Paraíba. Lá possui uma capela simples, construída com o objetivo de dar aos fiéis um espaço tranquilo e silencioso, para rezarem à padroeira da cidade. Além disso, os visitantes podem fazer passeios de barco sobre o Rio Paraíba. O Porto Itaguaçu foi transformado em ponto turístico em 1997, o lugar possui boa iluminação, banheiros, água potável, local para acender velas e segurança 24 horas.

Museu Nossa Senhora Aparecida

Inaugurado em 1956 e benzido pelo primeiro arcebispo da cidade, o museu é um espaço dedicado totalmente a Nossa Senhora Parecida. O lugar possui cerca de 3 mil peças, incluindo peças históricas coletadas pelas redondezas de Aparecida e doações de visitantes.

E os pontos turísticos não param por aí, tem muito mais lugares interessante e encantadores para se conhecer em Aparecida. Então corre para garantir a sua reserva e viver momentos inesquecíveis!

O Hotel Urbano e espera para essa jornada de fé e religiosidade.

Aparecida do Norte

Comentar

Clique aqui para comentar

Reservas de HospedagemPacotes de Viagem

HU Compartilha

Você pode se interessar!