Home » Guia HU: Lençóis Maranhenses
Guia de viagem Nacionais

Guia HU: Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o local ideal para quem gosta de aliar aventura com tranquilidade, sossego e diversão, através das paisagens e passeios incríveis que o parque oferece. Uma dos lugares mais lindos do Nordeste. Assim podemos definir o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Lençóis Maranhenses 😎

A post shared by Igo Carvalho Leite (@igoflyparamotor) on

É um lugar inesquecível para quem visita e faz parte de um roteiro integrado chamado de Rota das Emoções que contempla também o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Os Lençóis são uma região composta de dunas, mangues, rios e lagoas formadas pela água da chuva que, juntas, presenteiam os visitantes com um cenário único em todo o mundo. Sim! O que você verá nos Lençóis Maranhenses não existe em nenhum outro lugar.

O que visitar?

No Parque dos Lençóis existem atrações incríveis. Para conhecer todas podem ser precisos até 7 dias de estadia, não se limite às principais lagoas. Se você tem pouco tempo, 2 dias são suficientes para conhecer o básico, como as lagoas Azul e Bonita.

Santo Amaro

A cidade de Santo Amaro é conhecida por ter as lagoas mais bonitas. As lagoas de Santo Amaro são maiores, transparentes, mais coloridas e cercadas por dunas com formatos impressionantes.

Lagoa da Betânia

O passeio para a Lagoa da Betânia está entre os principais e agrada pela diversidade de paisagens no caminho em meio ao campo de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A Lagoa da Betânia tem formação longa e conta ainda com um belo rio como vizinho. As duas porções de água são divididas por uma grande duna, que oferece um mirante fantástico para observar a paisagem.

Lagoa Azul

O passeio da Lagoa Azul visita algumas lagoas belas que se enchem após a temporada das chuvas e secam com o fim dela e inclui além da Lagoa Azul, a da Preguiça, Esmeralda e da Paz.

lagoa azul
Créditos: Afe, Maria!

Rio Preguiças

O passeio está entre os mais calmos e tranquilos de Barreirinhas e é ideal para quem está cansado do sobe e desce nas dunas. É uma experiência diferente e vale a pena especialmente para quem curte banho de rio. O passeio acontece ao longo do Rio Formiga, onde os turistas usam boias para descerem na correnteza sem fazer muito esforço. Basta flutuar e se deixar levar pela água. É incrível e muito divertido!

Rio Preguiças
Créditos: Monique Renne / Rio Preguiças

Praia do Caburé

A praia de Caburé costuma receber um grande número de visitantes, que aproveitam para descansar nessa praia após conhecer os famosos Lençóis Maranhenses. Conta com uma boa faixa de areia clara e fofa, o mar é calmo e de águas limpas, propício para o banho e prática de esportes náuticos. O lugar possui boa infraestrutura, com bares e restaurantes que servem petiscos e bebidas, provenientes de uma vila simples de pescadores. É uma boa opção para um agradável dia na praia.

Praia do Caburé
Créditos: andar andar

Sobrevoo

É possível fazer voos de trinta minutos para ver essa paisagem única no mundo. Só mesmo em um avião para ter noção da magnitude dos Lençóis. O sobrevoo acontece em aeronaves de pequeno porte e partem do aeroporto de Barreirinhas, o veículo aéreo permite um voo mais lento e contemplativo. Fotografe e filme a vontade. O cenário é fantástico.

Passeio de Quadriciclo

Na área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não é permitida locomoção com os quadriciclos. Se você ver locomoção com o transporte no parque, saiba que apenas os moradores dos povoados isolados podem usar o transporte. Entretanto, fora do Parque, na área conhecida como Pequenos Lençóis, a atividade é autorizada. E é incrível percorrer as praias e dunas passeando em um quadriciclo.

Como chegar?

O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças. Em via terrestre, saindo de São Luís, a capital do estado, percorre-se 58 km até Rosário e a partir daí mais 22 km até Morros e 162 km até Barreirinhas, cruzando o trevo para Humberto de Campos. Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.


O melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís. De lá será necessário pegar um transporte via terrestre, que pode ser um carro, um ônibus interurbano ou van fretada até Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão. Via Piauí, o acesso poderá ser realizado através da cidade de Parnaíba, capital do Delta, localizado a 365 km da cidade de Teresina – Piauí. Parnaíba conta com um aeroporto e recebe voos regulares de alguns estados do Brasil.

Quando ir?

Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas, mas, como elas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano. Chove durante o primeiro semestre, de dezembro a junho e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão. A partir de setembro a água já diminui bastante, mas ainda é possível encontrar lagoas cheias até outubro, principalmente na região próxima a Santo Amaro, onde as lagoas são maiores. Já entre novembro e janeiro ver lagoas cheias será bem mais difícil.

Para os amantes de esportes radicais, sobretudo o kitesurf o ideal é investir em viagens entre setembro e novembro, quando os atletas tomam conta dos Lençóis Maranhenses. Ainda que as lagoas sejam as atrações mais famosas e procuradas, nos Lençóis Maranhenses é possível também fazer passeios para praias e rios, ou seja, dá pra ir durante o ano todo.

Prévia do que será a primeira edição da Kitetrip Maranhão Natural da @kitesurfadventure em Setembro ☝️ . A Trip vai rolar na pitoresca cidade do Atins no Maranhão, localizado em frente ao Rio Preguiça e do acesso ao mar, downwinds inesquecíveis ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, expedições, jantares em restaurantes de culinária regional e o mais importante: MUITO KITESURF. 🙌🏾🏄🏽‍♀️🏄🏽‍♂️ . Achou pouco? Pois tem mais: o Transfer é por nossa conta, e todas as pessoas podem participar, iniciantes, intermediários e avançados mas que tenham uma característica em comum… a fome por AVENTURA 🔥 . . Para maiores informações e pacotes envie seu WhatsApp via direct 📲 . . . #kitesurf #kitetripmaranhao #maranhaonatural #downwind #maranhaodownwind #lencoismaranhenses #kitetripkencois #kitesurflencois #kitesurfadventure #kitesurfersparadise #kitemaranhao #maranhaoaventura #maranhaonatural

A post shared by Kitesurf Adventure (@kitesurfadventure) on

O que levar?

Leve muita disposição e alegria para aproveitar a estadia no Parque. Aproveite o pôr-do-sol sensacional e a vida noturna da cidade de Barreirinhas que tem bares e restaurantes na Avenida Beira-Mar, o local enche aos fins de semana e o clima praiano do calçadão se completa com as mesinhas na calçada de bares e restaurantes.

Gostou desse roteiro incrível? Preocupe-se somente em se divertir, e deixe que o Hotel Urbano cuida do resto!

Conheça outros roteiros incríveis através do Facebook!

Deixa seu comentário