Home » Guia HU: Capitólio
Dicas de Viagem Nacionais

Guia HU: Capitólio

Quem diria que em Capitólio, no interior de Minas Gerais, ia ter mar? Ta bom, ta bom…não é bem um oceano de água salgada, mas é um lago de água doce, muito muito grande. Tão grande que banha diversos municípios! Mas Capitólio não é só isso. Natureza, cachoeiras, comida boa, passeios….descubra com nosso Guia o melhor dessa cidade tão charmosa!

capitolio

Lago de Furnas

Lago de Furnas
Fazer um passeio de barco pelo Lago de Furnas é delicioso. Experimente!

Considerado como o Mar de Minas, o Lago de Furnas é um dos maiores lagos artificiais do mundo, criado para abastecer a Usina Hidrelétrica de Furnas, que banha 34 municípios. O lago é emoldurado por paredões, cachoeiras e piscinas naturais que formam uma paisagem digna de cartão postal. Em Capitólio, você pode embarcar em escunas ou chalanas e fazer um passeio bem agradável pelo Lago de Furnas.

Cânions

Cânions na Lagoa de Furnas
Umas das vistas mais bonitas do passeio pelo Lago! A imponência dos Cânions chama mesmo atenção!

Os cânions são o principal cartão postal da cidade de Capitólio. No meio do Lago de Furnas você se depara com eles e acredite, a visão é magnífica. São paredões de rocha com uns 20m de altura, com fendas, quedas d’água e uma água verdinha, deliciosa para nadar.

Trilha do sol

Cachoeira do Grito, na Trilha do sol
Grite bem alto e espante qualquer energia ruim! Depois, tome um banho na cachoeira e saia renovado!

Para quem gosta de esportes mais aventureiros, como trilhas, rapel e marcha aquática, a Trilha do Sol não decepciona. O bom é tirar um dia inteiro para aproveitar o local! Lá você encontra duas cachoeiras: Poço Dourado e do Grito. Esta, dizem os moradores, é para lavar a alma mesmo e descarregar as energias ruins com um bom banho e um grito bem alto! As visitas a Trilha do Sol são sempre acompanhadas por guias e devem ser agendadas com antecedência.

Cachoeira da lagoa azul

Cachoeira da Lagoa Azul
A Lagoa Azul de fato tem água esverdeada, mas não minimiza em nada a beleza e exuberância da queda d’água!

Seguindo de barco pelo lago de furnas, você se depara com uma pequena lagoa, de água esverdeada e bem cristalina, com uma queda d’água de encher os olhos. Trata-se da Cachoeira da Lagoa Azul e ali é possível se refrescar na queda d’água ou apenas mergulhar na lagoa. Sentiu fome? Sem problemas! Ali pertinho tem um restaurante que serve bebidas e comidinhas rápidas

Paraíso Perdido

Paraíso Perdido
Piscina natural do Paraíso Perdido

A mais ou menos 45km depois de Escarpas do Lago (um balneário com condomínio de luxo, clube, restaurantes e pousadas) e no meio da Mata Atlântica, está o Paraíso Perdido. É mais ou menos isso mesmo, é um paraíso mas não está perdido pois quem vai a Capitólio não deixa de ir visitar esse lugar, que possui 8 cachoeiras e piscinas naturais. Para os amantes de esporte de aventura, trekking, rapel e tirolesa são algumas das opções do que se tem para fazer, além, é claro, de relaxar e tomar um bom banho revitalizante!

Morro do Chapéu

Morro do Chapéu
Vista aérea do Morro do Chapéu

O ponto mais alto da cidade de Capitólio é o Morro do Chapéu, que tem cerca de 1293m e descortina uma paisagem deslumbrante de boa parte do Lago de Furnas. Para chegar até o topo é necessário fazer uma trilha, então, tenha roupas e equipamentos específicos para uma boa caminhada!

Traíras e tilapias

Prato de tilápia, peixe típico de Capitólio
Vai um peixinho aí?

Uma das melhores coisas de Minas Gerais é a gastronomia e disso ninguém tem dúvidas. Em Capitólio não seria diferente e, com um “marzão” desses, o que não falta é peixe! É impossível visitar a cidade sem saborear os pratos feitos com Traíras ou Tilápias. Eles a utilizam em tudo, até no churrasco. E fica bom!

O Hotel Urbano agora é Hurb. Valorizamos o que importa: você.

Deixa seu comentário

Comentários

  1. Olá, estou interessado em levar um grupo de 16 ou 28 pessoas para passarmos um sábado e domingo por volta das 16hs estaremos voltando para o RJ, preciso de um roteiro, com preços de tudo: hospedagem, entradas em parques, passeios de barco, guia local.
    desde já agradeço.