Home » Essa cidade dá cerveja e sorvete grátis a quem usa bicicleta ou transporte público
Curiosidades

Essa cidade dá cerveja e sorvete grátis a quem usa bicicleta ou transporte público

A cidade de Bolonha, localizada no norte da Itália, criou um sistema muito interessante para recompensar os moradores que deixarem de usar seus carros e optarem por bicicletas ou trasportes públicos como forma de conter a poluição provocada pela emissão de gases causadores do efeito estufa que têm cada vez mais impulsionado o aquecimento do planeta.

cerveja-transporte-publico-bolonha
Créditos: Reprodução Google

Por meio da iniciativa de presentear com cervejas e sorvetes grátis, ingressos de cinema e outros “brindes” em troca de viagens que realizam pedalando ou compartilhando transportes.

Marco Amadori, urbanista que idealizou a ação conta que pensou nisso para tentar tornar os transportes ecologicamente sustentáveis ​​mais atraentes.

“Pela primeira vez fomos capazes de envolver todo mundo. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e receber uma recompensa”, conta Amadori.

bolonha-hotfield-creative-commons
Créditos: Viagem e Turismo – Abril.com

A operação é bem simples. O morador baixa o aplicativo da ação, cadastra as viagens que faz em transporte público ou de bicicleta e, por fim, troca os pontos por produtos nos estabelecimentos que fazem parte do programa.

No final do trajeto, o app mostra o quanto de CO2 (dióxido de carbono) – um dos gases causadores do aquecimento global – deixou de ser emitido por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.

Durante o período de operação já foram registrados 3,7 milhões de quilômetros e mais de 16 mil cupons já foram trocados pelos usuários.

Viva mais histórias com Hurb.

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus

Publicidade