Home » Entenda como o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo
Curiosidades

Entenda como o aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo

Não estamos querendo colocar água no chopp, mas um estudo publicado na revista Natural Plants informou que os fenômenos climáticos contemporâneos podem acabar com os estoques globais de cerveja.

A conclusão publicada pelos cientistas é que devido as secas e as ondas de calor que estão sendo agravadas pelo aquecimento global provocado pelo homem, vai haver uma grande queda no rendimento e qualidade da cevada, principal elemento para colheita da bebida.

cerveja
Créditos: Meon

Ainda não existe um número certo, mas estima-se que pode-se chegar a 17% de perda na produtividade do grão, o que pode acarretar o aumento do preço em alguns lugares do mundo.

cerveja1
Cevada – Créditos: bierbrauer.com.br

-> Clique aqui para reservar hotéis e receber 20% de volta

“Embora esse não seja o impacto futuro mais preocupante da mudança climática, extremos climáticos relacionados a isso podem ameaçar a oferta e a acessibilidade econômica da cerveja“, diz o estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia, da Universidade Chinesa de Pequim, da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, do Centro Internacional Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo e da Universidade de East Anglia (Inglaterra).

cerveja copo americano
Créditos: Exame – Abril.com

Dabo Guan, professor de Economia das Mudanças Climáticas da Universidade de East Anglia, afirma a BBC News que “Nosso estudo não quer dizer que as pessoas vão beber mais cerveja hoje do que amanhã, tampouco que precisaremos nos adaptar para um novo consumo de cerveja. Na realidade, pretendemos alertar as pessoas, especialmente nos países desenvolvidos, que a segurança alimentar é importante – e que a mudança climática vai afetar seu dia a dia e sua qualidade de vida.”

-> Clique aqui para reservar hotéis e receber 20% de volta

O cientista lembra ainda que o atual cenário de aquecimento global afeta todas as culturas. “Mas neste estudo, utilizamos a cevada para ilustrar esse problema”, completa.

aquecimento global
Créditos: Fatos Desconhecidos

Outro cientista que também participou do estudo, ensaia uma solução para que não falte cerveja na mesa das pessoas. “Se conseguirmos diminuir nossas emissões de gases de efeito estufa e limitar a magnitude geral das mudanças climáticas, ajudaremos a evitar os piores cenários que simulamos nesta análise. Note que, enquanto os aumentos de preço em uma garrafa de cerveja são modestos em uma perspectiva de baixas emissões de carbono, eles realmente aumentam substancialmente em um mundo de alta emissão.”, finaliza Nathan Mueller, professor do Departamento de Ciências da Terra da Universidade da Califórnia.

Viva mais histórias com o Hurb!

Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt