Home » Conheça os documentos necessários para viagens nacionais e internacionais
Dicas de Viagem Internacionais Nacionais

Conheça os documentos necessários para viagens nacionais e internacionais

Viajar é o sonho de consumo de muitas pessoas e para realizá-lo são exigidos alguns documentos e registros pessoais. Além de identificar o viajante, as documentações servem para organizar a viagem baseado nos requisitos exigidos pelos destinos e organizações envolvidas.

passaporte-mala

Acontece que muitas vezes o que era pra ser momentos de lazer e diversão, pode se tornar um verdadeiro sufoco se o viajante não estiver portando todos os documentos e exigências. Pensando nisso, o Viajante HU preparou uma lista com alguns tipos de documentação que são ou poderão ser exigidos em viagens nacionais e internacionais. Confira!

Documentação para Crianças

É obrigatório para crianças o porte da Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade, caso já tenha. Se estiver viajando acompanhada de um responsável, os documentos devem comprovar o parentesco. Para viajar com crianças menores de 12 anos sem nenhum grau de parentesco é obrigatório portar autorização dos pais ou responsáveis.

Acima desta idade, crianças podem viajar sozinhas pelo Brasil, sem precisar de autorização, levando apenas um documento de identificação com foto. Para viagens internacionais, as crianças devem apresentar passaporte.

documentação-crianças

RG e CPF

O Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoas Física (CPF) são documentos exigidos para identificar uma pessoa em território nacional, estes documentos contêm as principais informações de um cidadão. Logo, são obrigatoriamente solicitados na compra de passagens e reservas de hotéis. Além disso, devem ser exibidos nos momentos de check-in e embarques.

Graças aos acordos do Mercosul, os brasileiros podem viajar por muitos países da América Latina, utilizando apenas o seu RG. É possível conhecer lugares na Bolívia, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela, Peru. Viajar para Argentina é mais fácil do que você imagina, não é exigido passaporte dos brasileiros, apenas o documento de identidade com pelo menos 10 anos de emissão. Detalhe importante é que os documentos tem que estar com uma foto recente!

cpf

Passaporte

Emitido pelo Departamento da Polícia Federal, o passaporte é um documento oficial que funciona como uma identificação pessoal para realização de viagens internacionais, comprovando a cidadania e capacidade de poder viajar legalmente. Para tirar o passaporte é necessário preencher alguns dados pelo site da Polícia Federal, efetuar o pagamento de algumas taxas e receber o documento. Vale ressaltar que após o vencimento, não é possível renová-lo, apenas emitir um novo.

Em alguns países é necessário apenas o passaporte para entrar, seja a lazer, congressos, reuniões ou cursos por até 90 dias. Dentre os principais estão a África do Sul, Alemanha, Áustria, Bahamas, Bélgica, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Honduras, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Islândia, Itália, México, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

passaporte

Visto

Incluso em uma das páginas do seu passaporte, o visto consiste em um carimbo ou um certificado impresso, emitido pelas embaixadas, consulados ou autoridade de imigração de cada país. Existem diferentes tipos de visto e são necessários alguns documentos para realizar uma análise e verificar qual tipo mais se encaixa com sua viagem.

Fique atento e procure saber com antecedência se o destino desejado possui ou não esta exigência e qual o local onde você pode emitir o documento. Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Egito, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos são alguns países onde o visto é obrigatório.

visto

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Algumas pessoas costumam alugar carros ou até mesmo adquiri-los em suas viagens internacionais. Além da autonomia na locomoção, quando se aluga um carro é mais cômodo para realizar roteiros da melhor forma e de acordo com o tempo e disposição disponíveis. No entanto, para dirigir internacionalmente é necessário solicitar no Detran a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

O documento funciona apenas como um passe para dirigir em alguns países do exterior, sendo que o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua obrigatório. Graças a alguns acordos internacionais, é possível dirigir tranquilamente apenas com sua CNH nas cidades dos Estados Unidos e em alguns países da Europa, mas, fique atento, pois, algumas cidades da França, Itália, Nova Zelândia, Austrália, África e do Oriente Médio podem exigir a apresentação do documento no momento da retirada do veículo.

Permissão Internacional para Dirigir-PID

Comprovante de Hospedagem

 Em alguns destinos, como a França, por exemplo, além do passaporte com validade de no mínimo 6 meses, é importante estar com documentos que comprovem a sua estadia no local. Caso tenha feito a reserva em algum hotel, possua uma cópia de tal registro ou se algum amigo ou familiar for hospedá-lo durante a viagem, será necessário que o anfitrião faça uma carta de convite.

Apesar de ser um fator que pode barrar alguns turistas, comprovar sua hospedagem é algo fácil de ser resolvido, existem até sites que ajudam você a resolver este problema. Alguns órgãos aceitam somente os dados do endereço da hospedagem, outros consulados poderão até pedir que você mande o comprovante da reserva do hotel, então, fique atento se esse tipo de documentação é necessário nos destinos do seu roteiro. 

Comprovante de Hospedagem

Certificado de Vacinação

Por conta das epidemias que afetam várias pessoas ao redor mundo, em alguns lugares se tornou fundamental apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, conhecido como CIVP, que é um comprovante de imunidade contra doenças transmissíveis. Atualmente, a febre amarela tem chamado atenção de muitos países com relação à saúde de sua população e dos visitantes.

Entre os países que passaram a solicitar o CIVP dos turistas, a África do Sul, Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Coreia do Norte, Costa Rica, Egito, El Salvador, Equador, Filipinas, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Maldivas, Panamá e Paraguai solicitam a comprovação da vacina contra a febre amarela. Fique ligado!

Certificado de Vacinação

 

Certificado Veterinário Internacional

Se você almeja fazer uma viagem na companhia do seu melhor amigo, primeiramente entre em contato com o veterinário do seu pet para emitir um Certificado Sanitário válido para viagens domésticas. No caso de destinos internacionais, é obrigatório portar um visto conhecido como Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido somente por um veterinário do Ministério da Agricultura. Dependendo do aeroporto de origem, há profissionais de plantão para realizar exames.

Vale ressaltar que para obter o CVI, é imprescindível ter o Certificado Sanitário e não esqueça de averiguar na hora de escolher o hotel se o mesmo aceita pets. Para facilitar, conheça os melhores hotéis pet friendly no Brasil!

Certificado Veterinário Internacional

Passagem de saída

Se você pretende conhecer alguns destinos internacionais e ainda não programou a data que irá voltar, fique atento! Alguns países exigem a apresentação da passagem de saída junto com outras documentações do viajante. Alguns países como Estados Unidos, França e Austrália exigem este comprovante, então, fique ligado neste detalhe.

Passagem de saída

Seguro de Viagem

Nunca se sabe o que pode acontecer nas viagens, então, muitas pessoas e lugares específicos indicam que você tenha um seguro específico para sua viagem. Além de cobrir perdas e danos, cancelamento de viagem ou acidentes, o seguro pode ser útil até para um momento de urgência, como atendimento médico, por exemplo.

Assim como plano de saúde, carro, casa e outros tipos de convênios, o seguro de viagem varia conforme a quantidade de ativos cobertos e o destino da viagem. Em alguns países como a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça é obrigatório contar com o seguro!

Seguro de Viagem

Não esqueça de analisar se os documentos listados são exigidos pelo seu destino. Esteja preparado para qualquer tipo de solicitação e não deixe que detalhes com documentos atrapalhem sua viagem. Viva mais histórias ao redor do mundo com o HU!

Confira outras informações através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Twitter e Viajante HU!

Deixa seu comentário

Sua Viagem pelo Menor Preço!

Você pode se interessar!

HU Compartilha

Publicidade