Home » Conheça as impressionantes lendas que cercam Botucatu
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Conheça as impressionantes lendas que cercam Botucatu

Você acreditaria se alguém contasse que Botucatu, uma cidade do interior de São Paulo, tem a sua própria Associação Nacional dos Criadores de Saci? Bom, é melhor começar a acreditar. Conhecida como “Terra da Aventura” por conta do relevo e das belas paisagens (são cerca de 90 cachoeiras catalogadas e diversas trilhas para bicicletas e jipes), Botucatu é uma cidade que respira misticismo e coleciona boas lendas.

Para conhecer os casos mais curiosos da cidade, o Viajante HU separou as crenças que já fazem parte da sua tradição. Confira a lista logo abaixo!

Créditos da foto: acontecebotucatu.com.br

Saci-Pererê

O personagem folclórico tem um lugar especial para os botucatuenses. Além da já citada existência da ANCS, que atua desde 1980, é possível encontrar a figura do saci espalhada por toda a cidade. E entre a população é comum algumas pessoas afirmarem que viram o menino travesso.

Com toda essa história que divulga o folclore e acaba por manter uma tradição, todos os anos, no mês de outubro, acontece um festival em homenagem ao Saci-Pererê. O evento tem apresentações artísticas, musicais, culturais, atividades sobre culinária e muitas outras atrações. A festa mexe com o imaginário da população e também dos turistas. E a pergunta que continua na cabeça de muitos continua sendo se tudo isso é verdade ou apenas fantasia. O que você acha?

Créditos da foto: globo.com

Três Pedras – Gigante Adormecido

A lenda do gigante adormecido existe por causa de um conjunto de elevações rochosas conhecida com Três Pedras. Qualquer pessoa que observá-las de longe poderá ver uma espécie de… Gigante deitado. A história do local, bastante misteriosa por sinal, diz respeito a supostos rituais que ocorriam ali.

As teses que sempre são desafiadas falam sobre a existência de uma caverna com ouro enterrado, o lugar como palco de cultos e também aparições de extraterrestre e naves espaciais. A cada ano as pessoas tentam descobrir sinais e entender melhor tudo o que acontece. Os que acreditam nessas manifestações sobrenaturais repassam a tradição e criam um hábito cultural que atrai olhares para Botucatu.

 
Créditos da foto: noitesinistra.com

Caminho do Peabiru

Segundo relatos históricos, são antigos caminhos que indígenas utilizaram antes da chegada dos europeus. A rota, no caso, ligaria o litoral ao interior do continente. A afirmação que vem dos índios é que o caminho foi construído por Pay Sumé, enquanto os jesuítas dizem que foi o apóstolo São Tomé. Em meio a esses “conflitos”, pesquisadores dizem que Peabiru representou a porta de entrada para a colonização portuguesa em direção ao interior de São Paulo.

Ou seja, de maneira resumida, o que se sabe é que no passado o local foi um deserto e ainda esconde muitos mistérios que foram transformados em lendas. E no meio do caminho estaria a região de Botucatu.

Créditos da foto: canalsombrio.blogspot.com

E você, o que achou dos mitos presentes na cultura local?

Viva mais histórias com o HU e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.

Deixa seu comentário

Publicidade

Nós no Face ;)

Você pode Gostar!