Home » Confira 7 passeios imperdíveis na cidade histórica de Paraty
Dicas de Viagem

Confira 7 passeios imperdíveis na cidade histórica de Paraty

0

Uma cidade com simbolismo histórico tanto regional quanto nacional proporciona, durante uma visita, a grande oportunidade de mergulhar em cultura. A intenção das principais experiências vivenciadas em Paraty é o pensamento de aprendizado e “alma lavada”. Por isso, o turista que passar por essa encantadora cidade muito provavelmente ficará com vontade de planejar uma data para retorno, afinal, desfrutar de mais um pouco é sempre bom, né?

-Centro histórico

Considerado o principal foco das pessoas que viajam para Paraty, o Centro Histórico é um prato cheio de cultura, imersão a história de colonização e independência do país e valores só encontrados nas pedras que cercam o chão.  Não é a toa que o local é considerado pela UNESCO como “Conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” e “Patrimônio Nacional” tombado pelo IPHAN. Os casarões coloniais hoje dão espaço a pousadas, restaurantes e lojas, além de diversas opções de entretenimento.

-Escuna

Com 65 ilhas e muitas praias incríveis, Paraty oferece aos visitantes um passeio de escuna inesquecível. A experiência consiste em um roteiro com algumas paradas nas praias e mergulhos ou idas à areia. Além disso, existe a oportunidade de se encantar e nadar com os peixes, curtir um visual imperdível ou só curtir e relaxar.

-Mergulho com máscaras e Snorkel

O passeio de Escuna é imperdível por si só. No entanto, para a experiência se tornar completa, o mergulho com máscaras e snorkel pode proporcionar um visual nas águas transparentes das ilhas e praias de Paraty.

-Cachoeiras

Depois de um mergulho na água salgada do mar, nada melhor do que curtir uma cachoeira com água doce e transparente. As principais são a Pedra Branca e a Cachoeira do Tobogã. A primeira encanta com o contato com a natureza, a queda d’água e as pedras que tornam o passeio ainda mais incrível. A segunda é uma experiência que ninguém pode sair de Paraty sem ter feito. De acordo com alguns moradores e guias, o banho nas águas dessas cachoeiras consegue lavar a alma.

-Alambiques

O festival da cachaça de Paraty, realizado desde 1983, já provou que a bebida é mais do que tradicional na região. A cachaça é parte da história da cidade e os passeios pelos Alambiques são imperdíveis. Os três principais são: Alambique Engenho D’Ouro, Pedra Branca e Paratiana. As lojas presentes nos locais, disponibilizam provas de todas as bebidas produzidas.

-Caminho do Ouro

Esse é um dos principais passeios para quem quer conhecer um pouco mais da história tanto de Paraty quanto do Brasil. Uma estrada construída entre os séculos XVII E XIX pelos escravos era o caminho por onde o ouro vindo de Minas Gerais era ligado até o Rio de Janeiro e São Paulo. No “ciclo do ouro”, a cidade exercia papel fundamental como porto escoadouro da produção desse símbolo de riqueza.

Caminho do Ouro
Créditos: Circuito Caminho do Ouro

-Igrejas

A enorme influência religiosa dos portugueses fez com que a cidade de Paraty construísse 4 igrejas no centro histórico. O que torna esse passeio interessante, além do cunho religioso, é que cada uma delas foi destinada a uma camada da população na época. Igreja de Santa Rita, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Viva mais histórias com o Hurb e receba ofertas exclusivas pelo nosso Whatsapp   
Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt