Home » Vai viajar? Saiba como tirar ou renovar seu passaporte no Brasil
Dicas de Viagem Documentação Internacionais Nacionais

Vai viajar? Saiba como tirar ou renovar seu passaporte no Brasil

0

Quem pretende viajar para o exterior precisa estar com a documentação em ordem e o passaporte atualizado. E, desde dezembro de 2017, o processo para tirar ou renovar passaporte mudou e está mais fácil.

O primeiro passo para renovar ou tirar seu primeiro passaporte é preencher o formulário (clique aqui) no site da Polícia Federal. O documento irá pedir seus dados básicos e lá você deve informar se está renovando ou tirando o passaporte.

No final, você precisa escolher a cidade onde deseja ser atendido no Departamento de Polícia Federal (DPF). O site irá emitir ainda a Guia de Recolhimento da União (GRU), um boleto que deve ser impresso e pago, no valor de R$ 257,25.

Crédito da foto: Divulgação

Com o comprovante de pagamento, é possível agendar um horário no DPF mais próximo. Além do comprovante de pagamento da GRU, é necessário levar o documento de identidade, o CPF e, caso esteja renovando, o antigo passaporte.

Até dezembro de 2017, era preciso levar ainda o título de eleitor e comprovante da última eleição, além de comprovante de quitação de serviço militar. Agora, a consulta dessas informações é feita na hora pelo DPF, por isso, é bom ter certeza de que está tudo certo.

No dia e hora marcados para apresentar os documentos, será tirada uma nova foto e sua assinatura e digitais serão colhidas. A partir daí, é só aguardar a data para retirar o passaporte, o que pode demorar mais ou menos conforme a época em que o pedido foi feito.

Crédito da foto: Polícia Federal / Divulgação

É possível acompanhar o andamento no site da PF (clique aqui), inserindo o número do protocolo do pedido que foi fornecido quando a documentação foi apresentada.

Conheça: todos os documentos necessários para viagens nacionais e internacionais

Além disso, é bom lembrar que, a partir deste ano, cartórios brasileiros poderão dar início ao processo para emitir passaportes aos cidadãos, além de carteiras de identidade. O Distrito Federal deve ser a primeira unidade a receber o serviço, com expectativa de funcionamento dentro de três meses. No entanto, não é recomendado esperar pela novidade no caso das pessoas que precisam do documento para breve.

Saiba mais: Cartórios poderão emitir passaporte já a partir de 2018

Seu passaporte vale por 10 anos e, com o documento em mãos, você já pode viajar pelo mundo!

Viva mais histórias ao redor do planeta com o HU!

Confira outras informações através do nosso FacebookInstagramYoutubePinterestTwitter e Viajante HU!

Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt