Home » Carteira Internacional de Motorista em cinco passos
Dicas de Viagem Internacionais

Carteira Internacional de Motorista em cinco passos

Tirar a carteira internacional de motorista pode ser mais fácil do que parece. No Brasil, o documento se chama PID (Permissão Internacional para Dirigir) e é emitido pelo mesmo DETRAN que emitiu a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Embora muitos países não exijam o documento, é sempre melhor garantir e viajar completamente tranquilo!

Dirigir em outro país

Primeiro passo

Seja um motorista habilitado no Brasil. Para conseguir a carteira internacional de motorista, você precisa ter uma carteira nacional de habilitação válida e atualizada. A permissão internacional terá a mesma validade que a sua CNH e só é válida com apresentação dos dois documentos. Ou seja, tenha a sua carteira de motorista sempre em mãos.

Segundo passo

Procure o DETRAN no seu estado. A PID é emitida pelo mesmo órgão que emitiu a sua CNH. Como o DETRAN é um órgão estadual, a legislação para requerer a permissão varia de estado para estado. Em alguns DETRANs o processo é realizado inteiramente online, enquanto outros só realizam via forma presencial. Antes de iniciar o processo, consulte o site do DETRAN no seu estado e esteja atento às regras específicas.

Terceiro passo

Pagamento. Existe uma taxa de Solicitação de Serviço de Habilitação, a SSH. As taxas também variam muito, com alguns estados cobrando menos de cem reais e outros ultrapassando a barreira dos 600!

Quarto passo

Recebendo o documento. Após o pagamento da SSH, o processo está quase finalizado. Dependendo do estado em que vive, você receberá a PID via correios ou deverá retirar no órgão do DETRAN.

Quinto passo

Aprenda as leis de trânsito do seu país de destino. Com a PID em mãos, dê uma olhada nas leis de trânsito dos países por onde vai passar e faça boa viagem!

Confira os melhores destinos internacionais que selecionamos para você e tire onda em sua próxima viagem!

Comentar

Clique aqui para comentar

Reservas de Hospedagem Pacotes de Viagem

HU Compartilha

Você pode se interessar!