Home » Relatos do Viajante: Búzios Beach Resort por Luiz e Semíramis Moreira
Relatos do Viajante

Relatos do Viajante: Búzios Beach Resort por Luiz e Semíramis Moreira

0

Um recanto especial em Búzios

Pier de Búzios

Quando fomos para Armação de Búzios, eternizada por Brigitte Bardot e pela atualidade cosmopolita, sabíamos das atrações que vão do mergulho submarino aos passeios fretados de barcos a praias remotas e ilhas; gastronomia regional e internacional de qualidade e bom preço, integração de sul-americanos que a adotaram para viver e trabalhar, enfim, tantas experiências antropológicas e biológicas que o turismo trouxe para este município, recém emancipado da consagrada cidade de Cabo Frio; no entanto, fomos surpreendidos pela quantidade e pela variedade de meios de hospedagem. Graças ao Hotel Urbano, eu, Luiz Fernando, viajante, e minha esposa Semíramis, tripulante do HU, desfrutamos da hospedagem de um dos seus melhores parceiros.Fachada do Búzios Beach

Nos hospedamos em um período de baixa estação, domingo a terça, no delicioso Búzios Beach Resort. Chegada tranquila já que íamos por estradas abarrotadas de carros e ônibus que voltavam para o Rio de Janeiro – principalmente a RJ-124; é chegar no portal da cidade, virar à direita que as placas mostram um destino perfeitamente integrado às concepções de sustentabilidade que o negócio turístico exige.

Após um condomínio, ergue-se a torre de segurança que faz o primeiro checklist. Notamos que os colaboradores do Búzios Beach são moradores locais, simpáticos, educados, discretos e felizes porque chegamos – tudo se harmoniza no living da recepção onde o check-in é rápido em meio aos ares havaianos de uma cascata artificial, pequenos barcos pesqueiros, esculturas e mapas antigos, artesanato e mobiliário rústico de bom gosto: o projeto arquitetônico da entrada se assemelha a uma espécie de museu contemporâneo, onde é possível experimentar a realidade histórica recontada por objetos e documentos. Aliás, a arte está em vários ambientes como mostram as imagens.

decoração Buzios Beach

decoracao-buzios-beach

No ambiente amplo e interligado ao estacionamento, há diversas atividades programadas: o acesso ao auditório (que não conhecemos, mas deve ser indicado para encontros executivos ou de premiações empresariais talvez), à sala de jogos, ao restaurante e à academia, integram-se à natureza de forma grandiosa já que foi projetado para hospedar centenas de pessoas.

Acomodações

Chega o mensageiro e nos acomoda nos já bem conhecidos, embora pouco experimentados, carrinhos elétricos, silenciosos e agradáveis importados dos campos de golf e estúdios cinematográficos: é hora do mini-tour a caminho de nossa suíte, bem no fim do complexo de vários prédios de dois andares em estilo japonês, próximo à área dos reservadíssimos bangalôs com suas “jacuzzis” de hidromassagem e, deliciosa surpresa, pertinho da praia de Tucuns, palmeira que deu nome à localidade. Primeiras informações colocadas em prática: cofre no quarto, água mineral cortesia no frigo, jantar a partir das 19 e 30h, chave do quarto no controle de iluminação e, a cinco passos da porta corrediça de vidro ampla… piscina de borda infinita!Praia de Tucuns

Piscina borda infinita Búzios Beach resort

Sem ninguém na água fresquinha, degraus amplos pra gente curtir flutuando o aniversário de casamento, 24 anos de casados; lutas e alegrias, dificuldades e conquistas vividos a dois, aplaudidos pelas ruidosas batidas do mar na areia escura e grossa que alimenta as gaivotas na beira de nossa casinha dos próximos dias – tomando conta do casal de meia-idade, o infinito e estrelado zimbório da via-láctea… O Cruzeiro do Sul apontava pra direita: O que isso significa? Não descobrimos, acho que precisamos voltar lá!

Gastronomia

O Resort, segundo apuramos com a Mâitre Rosemeire, uma baiana de sorriso fácil e atenciosa curadora do salão de buffet, adotou um rodízio diário de temas gastronômicos que vai da cozinha francesa à baiana, ao lado das soluções neutras que agradam a gregos e troianos, crianças e adultos que podem optar por diversas massas com variados complementos, todos deliciosos; a batata frita parece acompanhar as batidas do mar, sempre quentinhas e crocantes, caindo na travessa sem nunca faltar. Queijo à vontade para acompanhar os molhos consagrados, do branco à bolonhesa; e, para quem não dispensa um hábito que adquiri há décadas quando trabalhei com franceses, nada como uma “caminha” do amado parmesão no fundo do prato de uma suculenta e cremosa sopa de palmito ou de cebola…tá bom pra começar?

Refrigerante à vontade é comum nos buffets de resorts: lá não é diferente, contudo, há deliciosos sucos concentrados, como tangerina, uva, laranja extraído na hora pro café da manhã; para quem é eclético como este coroa com alma de criança, vale a alquimia: meio copo de suco concentrado de uva e meio de refri de limão – um escandaloso mau gosto para alguns, mas, que fazer num lugar de gente bonita, famílias de argentinos e uruguaios com seus “niños”, ambiente descolado e acolhedor? Faz umas coisinhas diferentes, vai, tem uma magia no ar…

Café…café, café e… mais café! Vários expressos estão nas máquinas que nossos “Hermanos” usam também para colher garrafas de água quente: será que é chimarrão? Nem perguntei porque os vários tipos de chá em uma cestinha me desafiaram a combater o vício! Não, eu quero café, sem açúcar, muito melhor quando essas máquinas maravilhosas trazem a qualidade que o setor de cuisine do resort adotou. Aperte um botãozinho… Capuccino, outro botãozinho…Carioca! Ah, como é bom ver que, apesar de nem tudo da família Jetsons se tornou verdade como os carros voadores, mas as maquininhas já me dão, incluído na diária completa, esses cafés que plantamos nas montanhas frias do sul de Minas Gerais.

Restaurante Buzios Beach Resort

Pães…pães variados e de fabricação própria, pareceram deliciosos, tanto os doces quanto os salgados: optei por rechear pães de queijo quentinhos saindo na hora, com frios, queijos e… mais queijos. Alguns pãezinhos foram deglutidos com ovos mexidos preparados na hora: ingredientes escolhidos, uma sorridente cozinheira agiliza o recheio no mesmo local onde são preparados os churrascos variados quando o almoço ou o jantar antecedem os grandes crimes contra a gula. Pois é, tudo termina, em termos gastronômicos, com aquele lado criança que nunca vai nos abandonar: Mãe, qual é a sobremesa? Nesse caso, qual a mais gostosa?

As sobremesas, um capítulo à parte na vida de quem as pode comer, pode variar de frutas em abundância, como no café da manhã, até as deliciosas compotas e os famigerados pudins…Afora isso, comum a todos os resorts, são destaques as deliciosas tortas e os inesquecíveis pavets – chocolates e, crèmes de la crème para temperar os não tão doces momentos da vida; se é inevitável a luta pela vida, o estresse e até mesmo as puxadas de tapete do mundo em geral, é nessas doçuras caprichadas do Buzios Beach Resort, variadas e sempre renovadas que, pelo menos por alguns instantes, você não duvida da existência e da bondade de Deus.

Atrações

Os jogos de piscina como hidroginástica e slackline animam as manhãs e as tardes da piscina central – recomenda-se gastar calorias para a hora sagrada da alimentação não se tornar uma culpa ao lado das delícias mencionadas… Mas, o casal precisava de momentos a sós, abrindo mão da sauna e do Spa. A janela de dois dias estava aberta pro mar aberto, as manhãs lindas estavam entrando para nossa aventura terrestre; uma família a mais havia começado fazia 24 anos… O tempo, às vezes, escorre pelos dedos, não importa quão fortes sejam as nossas mãos.Luiz Fernando e Semíramis Moreira

A estadia oferece toalhas para o banho de mar, espreguiçadeiras e guarda-sóis são colocados na praia exclusiva dos hóspedes. O mar aparenta ser bravo, ruidoso e cheio de conchas, mas, na verdade, o relevo oferece segurança para o banho revigorante nas águas simplesmente deliciosas onde até crianças podem se sentir seguras. É… por que será que tantos turistas decidem morar nesse lugar? Fácil, se você ama a vida ou, por outro lado, está triste por alguma razão e vai pra Armação de Búzios, você pode conversar, mentalmente e de coração, com os mistérios e com as constelações, estejam elas no céu ou no mar. Tá duvidando? Vai lá pra testar!

Vista do quarto-buzios-beach-resort

piscina central

A caminho dos quartos (ou bangalôs para os mais felizardos) ou das refeições, é possível dar uma de Robin Hood com um arco e flecha ou pensar que é um artista do Circo de Soleil no trapézio, sempre com a ajuda dos gentis colaboradores que alternam horários nessas atividades e a atenção na piscina central – há também a réplica da rua das pedras no centro de búzios com lojinhas simpáticas onde podemos revelar (imprimir) fotos na hora ou complementar as aventuras com passeios de uma operadora com partida e chegada no resort. Se você conseguir fazer isso tudo em dois dias me ensina e pode tirar onda de minha lerdeza…

Arco e flecha Instrutora Thamires

Arco e flecha

Mas tenha certeza de que a pressa, sendo inimiga da perfeição, pode obrigar você a um remorso tardio: você tomou uma ducha gostosa entre o mar e a piscina nos chuveiros ao ar livre, livre como uma criança? Espichou seus músculos e nervos numa cama gigante, agradecendo aos seus contratadores que montaram uma empresa que fabrica sonhos pelo mundo inteiro e pelo Brasilzão sem fim? Ligou a televisão com alguns canais a cabo só pra ver que você, naqueles momentos, está em outro planeta, sem nenhum interesse pela programação “normal” da sua vida comum? Pois é, com pressa você vai se lamentar de ver que tudo isso estava no filme da sua mente… Ali você era o ator principal na tela da vida e… puf! Acabou, fotos que estão no Face e na fantasia atual das redes de inveja, quer dizer, sociais – Não, definitivamente não, preferível poucas fotos em sessões de 15 minutos! Respire as horas em que o cenário te convida, agradeça em seu íntimo a todos que estão ali, principalmente se for o amor de sua vida.

Santuário Japonês

Em alguns momentos você pode mesmo ser convidado pelas divindades da natureza, do fundo do mar, das montanhas circundantes, dos gramados e das flores bem cuidadas que preenchem com vida a arquitetura da hospedagem; aqui e ali as cores e os pássaros, mais adiante as borboletas e, para os mais atentos, abelhas polinizando coqueiros da espécie anã. Viu isso tudo? Não? Fez uma foto de capa da sua viagem a Búzios? Então volte lá com mais calma e sabedoria, a vida é curta, é verdade. Somos nós que dilatamos os paladares e os prazeres da viagem com entregas a esse amor que nos envolve e à beleza do mundo; é preciso estar atento, contudo, pois depende de nós diminuirmos a marcha do tempo… Em vez de segurar com força os grãos de areia, os segundos que irão escapar independente da força que se faz, junte as mãos em concha e faça uma celebração: Respire fundo os aromas que te envolvem, comungue de olhos fechados com os ruídos novos e, seja um deus ao lado de outros… Deixe a areia e a água escorrerem por seu corpo; eles ficarão com a marca de seu sorriso e de seus pensamentos mais gratos – não faz muito tempo você era uma criança e, menos tempo ainda, um jovem em busca de seu espaço ao sol.

Entrada do quarto

Viva com calma esses preciosos instantes, como uma energia que percorre seu corpo e sua mente numa onda que te embala, suave, por outros mundos, felizes porque você chegou até ali, quem sabe voltando às suas origens, esquecido de sua verdadeira casa, a natureza, por causa de uma guerra, uma tal de luta pela sobrevivência, temporariamente suspensa para você brincar um pouco de nada precisar, só nadar e ser feliz, na água salgada e na água doce, refazendo o caminho de nossos ancestrais chegando à terra.

pier de Búzios ao entardecer

Não conte o tempo pelas cervejas que bebeu, mas pelos momentos em que você foi convidado pela natureza exuberante a usar o poder que ela nos dá em alguns raros momentos: viajante do espaço e do tempo, encontrando o melhor de você no passado, ouvindo que o futuro é bom para todos: A felicidade está em suas mãos, basta viver sem pressa.

Obrigado à equipe do HU e do Búzios Beach Resort. Viva mais histórias felizes!

Luiz Fernando Costa Moreira e Semíramis Moreira

Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt