Home » As 7 ilhas que correm o risco de desaparecer do mapa
Curiosidades

As 7 ilhas que correm o risco de desaparecer do mapa

Alguns cenários paradisíacos estão ameaçados pelo aumento do nível do mar e provocaram um alerta em relação ao seu “tempo de vida”. Nos próximos 50 anos, é possível que algumas ilhas ao redor do mundo já estejam extintas. Outras, ainda podem permanecer por mais tempo. Desde então, alguns viajantes têm se dedicado a conhecer esses lugares antes que eles entrem para a lista de destinos que não são mais possíveis de visitar.

Ilhas Maldivas
Créditos: Shutterstock

Confira abaixo quais as ilhas que podem ficar submersas no futuro e aproveite para colocar no seu roteiro caso tenha o interesse de explorar paisagens fantásticas e agora também ameaçadas.

Ilhas da Madalena

Essas ilhas são um arquipélago do oceano Atlântico localizado no Quebec, Canadá. São 300 km de praias e uma área com facilidade para sistemas dunares.

Ilhas da Madalena
Créditos: Getty

Ilhas Maldivas

A água cristalina e a areia branca fazem das Ilhas Maldivas um lugar realmente encantado. No entanto, existe a grande preocupação de que 80% das ilhas (são mais de mil no total) desse arquipélago estão a apenas um metro acima do nível do mar. Projeções do The World Bank dizem que até 2100 todo o país poderá ficar submerso.

Ilhas Maldivas
Créditos: pxhere

Ilhas Seychelles

O aumento do nível médio do oceano também tem dado as caras por aqui e a situação é parecida com a das Maldivas. A diferença é que as ilhas do continente africano somam o número total de 115 e a água é uma ameaça para 70% do território.

Ilhas Seychelles
Créditos: novinky.cz

Kiribati

Localizada no centro do Pacífico, a situação de Kiribati pode ser encarada como ainda mais crítica: a previsão é de que em 2050 o país inteiro já não seja mais habitável por conta do avanço do mar. As 33 ilhas paradisíacas estão com os dias contados e os habitantes estão apreensivos com o futuro, já que o governo quer garantir terrenos em outros lugares e transferir essas pessoas.

Kiribati
Créditos: Kiribati Tourism

Tuvalu

Situado na Oceania, nove ilhas formam um atrativo e tanto para quem busca relaxar e apreciar um cenário deslumbrante. Mas as mudanças climáticas já mostram que o resultado em Tuvalu não será dos melhores. Apesar de receber bem os turistas, o país é um dos que está em risco de desaparecer.

Tuvalu
Créditos: Tomoaki Inaba

Ilhas Cook

Além dessas lindas ilhas da Nova Zelândia estarem ameaçadas pelo nível médio do mar, estradas, pontes e aeroportos também podem ser os próximos alvos, o que vai afetar diretamente os moradores e os turistas.

Ilhas Cook
Créditos: Pixabay

Ilhas Marshall

O grupo de ilhas que se situa entre a Austrália e o Havaí tem registrado um aumento anual do nível médio do mar cada vez mais significativo. A previsão é de que até 2030 o nível do oceano tenha subido mais 19 centímetros.

Ilhas Marshall
Créditos: Getty

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais curiosidades visitando nosso Instagram.

Deixa seu comentário

Publicidade

Nós no Face ;)

Você pode se interessar!

Cashback de Hotéis | Tilt

Ganhe renda extra

Clube Hurb