Home » “A jornada milagrosa” Artista cria uma série de esculturas mostrando a evolução da vida
Curiosidades

“A jornada milagrosa” Artista cria uma série de esculturas mostrando a evolução da vida

0

Doha é a capital do Emirado do Catar e é lá que está uma das obras mais incríveis e controversas do artista britânico Damien Hirst. São 14 esculturas de bronze representando a evolução da vida do embrião desde o momento da fertilização do óvulo até o nascimento.

Créditos da imagem: avarchitecture.co.uk

As 14 esculturas monumentais de bronze que estão localizadas em frente ao Centro Médico e de Pesquisa Sidra têm entre 4,8 e 10,7 metros, pesam entre 9 e 28 toneladas e teriam custado 20 milhões de dólares.

O enorme trabalho foi encomendado por Sheikha Mayassa Bint Hamad al-Thani, irmã do Emir do Catar que é considerado um dos mais importantes amantes da arte no mundo. Sheikha Al Mayassa é responsável pela Autoridade de Museus do Catar, que contribui para transformar a cidade de Doha em um centro de arte regional.

Créditos da imagem: avarchitecture.co.uk

A instalação é considerada um movimento ousado pela Autoridade de Museus do Catar, pois mulheres locais ainda aderem a tradições islâmicas seculares, vestindo a abaya (um longo manto) e niqab (véu que cobre o rosto e só revela os olhos).  Imagens de mulheres ainda são censuradas em livros e revistas e a representação da forma humana é um tanto quanto incomum por lá.

Créditos da imagem: nytimes1
Créditos da imagem: avarchitecture.co.uk
Créditos da imagem: avarchitecture.co.uk

Essa não é a primeira vez que uma obra de arte de Damien Hirst causa polêmica. Veja também: Estátua de mulher grávida causa polêmica em cidade inglesa.

Conheça outros destinos através do nosso FacebookInstagramYoutubePinterestTwitter e Viajante HURB!

Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt