Home » Preparando sua viagem: Vistos e seguro obrigatório para o viajante
Dicas de Viagem Manual do Viajante

Preparando sua viagem: Vistos e seguro obrigatório para o viajante

Com o destino escolhido, é hora de se preocupar com passagens, hospedagem, roteiro, passeios imperdíveis e… Algumas questões burocráticas. Sim, em diversos países o visto de imigração é obrigatório e, muitas vezes, ter um seguro saúde também.

A lista dos países que exigem visto para brasileiros é extensa e inclui destinos como Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia, Japão e Porto Rico – isso apenas para citar alguns dos mais cotados. Mas o visto americano é, sem dúvida, o mais desejado e o que causa maior apreensão, devido às rígidas exigências para sua emissão. O propósito da sua viagem e outros fatores determinarão que tipo de visto é exigido pela lei de imigração dos EUA.

Mudanças na solicitação do visto americano

No último dia 27 de janeiro foram anunciadas medidas que devem tornar a burocracia para a obtenção do visto americano ainda mais complicada. Segundo o decreto assinado nesta data pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agora a entrevista para o processo de visto é obrigatória para brasileiros entre 15 e 79 anos, inclusive para renovações. As exceções são brasileiros que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido; e solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais.

HU-Visto-Seguro

Viagens para a Europa

Na união Europeia, os países participantes do Acordo de Schengen, decidiram remover todos os controles nas fronteiras internas, o que significa que cidadãos de países participantes do Mercosul, como o Brasil, podem deslocar-se livremente naquele espaço, sem precisar apresentar vistos.

O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre as nações signatárias. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. Liechenstein, Bulgária, Roménia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.

Porém, apesar da isenção do visto, esses países exigem que o viajante esteja coberto por um seguro saúde durante toda a viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, para possíveis assistências médicas e repatriação funerária e sanitária, visando assegurar que o indivíduo terá possibilidade de arcar com eventuais custos que ocorram durante sua viagem.

Mesmo que o seguro saúde não seja obrigatório para sua viagem para qualquer outro país, é muito importante contratá-lo e contar com as coberturas médicas e assistências oferecidas para viajar com toda a tranquilidade.

Comentar

Clique aqui para comentar

Reservas de Hospedagem Pacotes de Viagem

HU Compartilha

Você pode se interessar!