Home » 7 museus para conhecer no Rio de Janeiro
Curiosidades

7 museus para conhecer no Rio de Janeiro

0

Muito se fala das praias e dos outros tantos pontos turísticos que fazem a Cidade Maravilhosa merecer esse apelido. Mas nas opções de passeio, o Rio de Janeiro também presenteia seus moradores e visitantes com várias opções de Museus, o que faz a vida cultural da região ser bastante rica!

Abaixo, veja sete museus que merecem uma atenção especial e aproveite para conferir o que há de incrível em cada um deles.

Museu Nacional de Belas Artes

Uma das coleções de arte mais importante do país está aqui. Ao fazer uma visita, o público vai encontrar peças do começo do século XIX vindas de várias partes da Europa. Além disso, obras premiadas e doações deixaram o local ainda mais interessante. O acervo do museu conta com mais de 20 mil obras que incluem esculturas, pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e outros.

MNBA
Créditos: DeAcademic.com

Museu da República

Fotos, documentos, objetos, mobiliário e obras de arte dos séculos XIX e XX fazem parte desse Museu que tem como objetivo dar um panorama da história republicana. Como o local foi palco de importantes fatos históricos, tudo ali é muito significativo.

Museu da República
Créditos: Reprodução

Museu do Amanhã

Composto por uma exposição fixa e outras que são temporárias, o Museu do Amanhã é, resumidamente, um museu de ciências. A sua narrativa explora possibilidades de construção do futuro e traz ambientes imersivos para conectar o público com essa proposta. A construção faz parte do novo cartão postal do Rio: a Praça Mauá.

Museu do Amanhã
Créditos: Byron Prujansky

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Com acervo de 12 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, o MAM é um centro cultural de grande relevância para o Rio, já que as principais tendências da arte moderna e contemporânea no país passam por lá. Cariocas e turistas também têm a oportunidade de acompanhar um Centro de Memória, considerado um dos mais importantes do Brasil.

MAM
Créditos: Alexandre Macieira

Museu do Índio

A Fundação Nacional do Índio (Funai) é a responsável por esse museu que busca mostrar a importância das culturas indígenas. Por meio de materiais que apresentam e contextualizam suas histórias, o público poderá ficar mais consciente sobre a diversidade cultural desses povos. No acervo há mais de 17 mil peças etnográficas e mais de 15 mil publicações nacionais e estrangeiras. Há também exposições de curta e longa duração.

Museu do Índio
Créditos: Marina Herriges

Instituto Moreira Salles

A arquitetura do local já ganhou diversos elogios, mas o interior é o que definitivamente coloca o Instituto no grupo de espaços culturais mais incríveis. Exposições, filmes, shows, fotografias, muita música e também literatura podem ser encontrados no Moreira Salles, que abriga sempre um conjunto de coisas valiosas.

IMS
Créditos: Robert Polidori

Centro Cultural Banco do Brasil

Um prédio histórico que fica no centro da cidade é a casa do CCBB, que se tornou um dos centros culturais mais importantes do país e, em 2016, ocupou a 26ª posição na lista dos 100 museus mais visitados do mundo. No CCBB, sempre há exposições diferentes, espetáculos de teatro e sessões de cinema para curtir. Além disso, tem uma biblioteca que disponibiliza um ótimo acervo de livros.

CCBB
Créditos: Reprodução

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.

Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt