Home » 12 pontos turísticos fantásticos em Atenas
Atenas Europa Grécia Internacionais Top Listas

12 pontos turísticos fantásticos em Atenas

A Grécia é um país espetacular e guarda em Atenas uma parte de suas maiores riquezas. A capital do país é muito procurada por viajantes de todas as idades que vão em busca de paisagens e cenários imperdíveis para uma trip com amigos, aventuras, viagens românticas, renovação de votos e muito mais.

A riqueza do passado se encaixa perfeitamente em uma metrópole européia moderna. Atenas, com seus três milênios de idade e um povo preocupado com o legado fazem da herança histórica, uma maravilha difícil de superar. Seu espetáculo ao ar livre, estrelado principalmente pela Acrópole, o Parthenon e outros registros, são o berço da civilização Ocidental. Atenas é incrível e vai encantar você.

Créditos do vídeo: Visit Greece

O Hurb preparou uma lista com 12 pontos turísticos imperdíveis e que merecem sua visita na próxima ida à Atenas. Confira, a seleção está sensacional.

Rocha Sagrada da Acrópole

A Rocha Sagrada da Acrópole, conhecida como a Província dos deuses, é uma coleção perfeita de monumentos públicos do século V a.C, que é um testemunho grego único. A Acrópole, representa o farol brilhante para a civilização clássica. Um fato interessante é que muitas das estruturas permanecem intactas, mas os monumentos sofreram sérios danos ao longo dos séculos.

A Acrópole de Atenas, uma peça única de excelência artística e arquitetônica e uma inspiração para inúmeros artistas da época romana até o presente, é um dos mais importantes locais do Patrimônio Mundial da UNESCO em todo o mundo. 

créditos: Pixabay

Museu da Acrópole

O Museu da Acrópole abriga mais de 3 mil artefatos do santuário mais significativo da cidade antiga, a Rocha Sagrada da Acrópole ateniense. Abrangendo os períodos arcaicos e romanos com ênfase na Acrópole do século V a.C, o Museu celebra a apoteose das conquistas artísticas e arquitetônicas da Grécia.

O Museu da Acrópole, atrai milhões de visitantes todos os anos e é listado como um dos melhores museus do mundo. Sem dúvidas, um dos programas imperdíveis em Atenas.

créditos: dicaseuropa.com.br

Sítios Arqueológicos

Já imaginou caminhar pelos bairros onde Platão e Sócrates e Eurípides costumavam passar a vida diária? Atenas é repleta de sítios arqueológicos que contam a rica história dessas personalidades. Além disso, experimente passar pelos teatros no lado sul da Acrópole, como o Teatro de Dionísio, fundado no século VI a.C, lugar onde as representações teatrais ocorreram pela primeira vez em homenagem aos deuses. Que sensação!

Créditos do vídeo: Uma Brasileira na Grécia

Veja também:  10 catedrais medievais europeias que vão surpreender você!

Plaka

Lembre-se deste nome. O bairro favorito dos habitantes locais, a jóia sob a sombra da Acrópole é chamada Plaka. Com mais de 6 mil anos, a história é contada entre os antigos monumentos gregos, romanos, bizantinos, casas neoclássicas e moradias dos séculos 19. O passeio é espetacular e bastante atraente. Construído sob as ruínas, Plaka sempre esteve ocupado desde a antiguidade. Durante a era otomana, este era o canto turco de Atenas, hoje em dia está entre os lugares urbanos mais interessantes para beber um café e apreciar a visita.

créditos: Pixabay

Praça Syntagma

A Praça Syntagma é a praça central e a mais famosa de Atenas. A Praça costumava ser o gramado da frente do Palácio Velho, onde a rainha Amália passou seu precioso tempo. Hoje em dia, é o caldeirão da cidade, o ponto quente, o lugar onde todos os atenienses se encontram. Sua localização central, permite aos visitantes caminhar nas proximidades de todos os monumentos, pontos turísticos e ruas importantes. 

Do topo da Praça, você poderá visualizar o Parlamento, já à sua direita você pode fazer uma passeio com o bonde costeiro que o leva até as praias de Atenas.

créditos: Wikipedia

Museu Arqueológico de Atenas

Um dos museus arqueológicos mais importantes do mundo, o Museu Arqueológico de Atenas abriga as melhores antiguidades em toda a Grécia. Exposições bem organizadas orientam você através de descobertas magníficas, esculturas excepcionais, cerâmica detalhada, jóias de vanguarda e artefatos que remontam à antiguidade e aos tempos clássicos. Localizado no centro de Atenas, o Museu é abrigado num imponente edifício neoclássico e possui numerosas galerias articuladas nos seus mais de 8 mil metros quadrados.

Todas as exposições incluem descobertas significativas da era pré histórica e apresentam o desenvolvimento da escultura grega antiga. Se você deseja testemunhar a vida antiga do Mar Egeu, passe pela Exposição Thera, que apresenta dados significativos que revelam segredos antigos das ilhas. Uma visita ao Museu Arqueológico de Atenas exige muito tempo, uma vez que é considerado um dos maiores museus do mundo, então, a sugestão é que você mantenha sua agenda vazia durante o dia da visita, para realmente viver uma experiência incrível e aproveitar o melhor que esse ponto turístico pode oferecer.

créditos: cultura.culturamix.com

Monastiraki

Monastiraki é um dos bairros mais conhecidos do centro de Atenas, em parte porque pertence à parte mais antiga da cidade. Um bairro que ainda respira os aromas e as artes de uma era passada extremamente viva nas pessoas.

Sem dúvidas, é um excelente passeio a pé, que leva você do distrito mais antigo de Monastiraki, através do maravilhoso sítio de Kerameikos, até a parte moderna da cidade que possui atmosfera industrial e vários murais artísticos de rua.

créditos: Pixabay

National Garden & Zappeion

O National Garden é um parque maravilhoso, aberto ao público do nascer até o pôr-do-sol, localizado no coração de Atenas, logo atrás do Parlamento grego. O que era uma vez, o Palácio Velho e o Jardim Real, hoje é um refúgio para atenienses e visitantes durante os meses de verão.

Em 1888, Zappeion, o primeiro edifício especificamente erguido para os Jogos Olímpicos modernos, abriu as portas. Projetado pelo arquiteto dinamarquês Theopill Hansen e financiado pela família Zappas, o Salão hospedou uma série de eventos históricos nos tempos modernos. Atualmente, Zappeion atua como um centro de exposições e conferências e um marco maravilhoso da cidade. São visitas sensacionais e merecem visitação.

Estádio Panathinaiko

Local que sediou os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, este surpreendente estádio de mármore branco vem sendo o palco de várias vitórias, desde a antiguidade até os dias de hoje. É um monumento grego clássico, desenhado e usado para a competição nobres, tendo originalmente uma parte oca natural do solo entre as colinas de Agra e Ardettos.

O local foi submetido a reconstruções múltiplas durante os tempos romanos de Herodes Atticus antes de permanecer inativo por centenas de anos. O tamanho e as dimensões da arena estão em conformidade com o modelo grego antigo, com curvas em forma de cabelo em vez de curvas abertas. Inicialmente, foi capaz de acomodar 80 mil espectadores sentados, enquanto hoje a capacidade é de cerca de 45 mil pessoas.

O estádio foi revivido em 1896 com grande esplendor para sediar os primeiros Jogos Olímpicos modernos. Desde então, grandes eventos internacionais de atletismo ocorreram no local e nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, hospedaram a competição de tiro com arco e a linha de chegada da Maratona.

O Estádio Panathinaiko é um dos símbolos culturais intemporais de Atenas que testemunham a relação mais antiga e profunda entre cultura e esporte.

créditos: Pixabay

Monte Lycabettus

Considerado como um oásis no meio da cidade, com encostas rochosas cobertas de pinheiros e arbustos baixos, a colina fornece um habitat significativo para 64 espécies de aves. Lycabettus fica a 300 metros acima do nível do mar e o topo da colina é um excelente local para assistir ao pôr-do-sol e aproveitar-se de uma visão mística da cidade.

Ática

Você busca um destino sofisticado que combina sol e praia? Se você não tem tempo para visitar uma ilha grega, esta é a solução perfeita para se familiarizar com o Mar Mediterrâneo. Oferecendo uma paisagem encantadora, com ótima infraestrutura, restaurantes e cafés, instalações esportivas, locais legais e entretenimento para toda a família. O litoral da Ática reserva isso e muito mais. Detalhe importante, se você estiver no modo “road trip“, alugue um carro e aproveite o passeio, mas tenha em mente que o transporte público é extremamente confortável, bem acessível e conveniente.

Créditos do vídeo: AtlasVisual

Veja também:  Zerando a Europa - Conheça vários países pelo menor preço

Templo de Poseidon

Construído ao mesmo tempo que Parthenon, o Templo de Poseidon está situado à beira do magnífico Cabo Sounio, a 70 quilômetros ao sul de Atenas. 16 colunas esbeltas remanescentes da ordem dórica. A capa distintiva coroada com o imponente Templo de Poseidon oferece uma visão espetacular do Golfo e do Mar Egeu com as ilhas gregas.

Um excelente marco cultural e um local maravilhoso para o pôr-do-sol. Cabo Sounio e o Templo de Poseidon são uma das mais majestosas excursões de um dia que você pode pegar perto de Atenas.

Créditos do vídeo: AtlasVisual

Atenas é encantadora e está esperando por você. Preocupe-se em curtir esse roteiro incrível e deixe o resto com a gente.

Viva mais histórias na Grécia com o Hurb.

 

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus

Publicidade