Home » 10 lugares com coisas sinistras nas profundezas do mar
Curiosidades Dicas de Viagem Internacionais

10 lugares com coisas sinistras nas profundezas do mar

Todo mundo sabe que existem coisas de todos os tipos nas profundezas do mar. A vida e o ambiente marinho são encantadores e muitas pessoas amam mergulhar e explorar todas as riquezas que existem debaixo d’água. Nas lagoas, rios e mares, há muitas histórias e obras de artes submersas em lugares que você jamais imaginava.

Para despertar sua curiosidade e aumentar a vontade de conhecer estes destinos incríveis, listamos os 10 melhores lugares com coisas sinistras e fantásticas nas profundezas do mar. Confira!

Museu subaquático (Cancún)

Você com certeza já viu e sabe que Cancún é um lugar sensacional. O que talvez não saiba é que nas belas águas deste paraíso, há um museu com mais de 500 estátuas no fundo do mar. Esse é o único museu de arte subterrâneo e está situado nas águas que cercam Cancún, Punta Nizuc e Isla Mujeres. As primeiras esculturas foram feitas por Jason deCaires Taylor e todas permanecem com tamanho natural, sendo uma das maiores atrações artísticas subaquáticas do mundo.

O local apresenta a interação entre arte e ciência ambiental e faz parte de uma excelente estrutura repleta de recifes, onde todas as esculturas fixadas no fundo do mar, são feitas a partir de materiais que facilitam o crescimento de corais e servem de moradia para peixes da região.

As instalações totais ocupam uma área com mais de 420 metros quadrados com diversos tipos de esculturas que beneficiam a vida marinha. É possível conhecer algumas esculturas realizando passeios em barcos com fundos de vidros ou mergulhando com equipamentos próprios para tal, vale a pena optar pela ultima opção e explorar de perto o maior número de estátuas possível.

Cristo do Abismo (Itália)

Além de torres, memoriais e sepulturas da família Doria, localizados na pequena abadia de San Fruttuoso, na Itália, nos mares desta região, está localizada a incrível escultura de Cristo do Abismo. Apesar de não ser muito grande, vários turistas vão até o local para mergulhar e apreciar o cenário.

O principal atrativo da região é a famosa escultura feita por Guido Galletti, em homenagem ao primeiro mergulhador italiano que faleceu no ponto em que ela está situada. Com 2,5 metros de altura e pesando cerca de 17 toneladas, o Cristo do Abismo é fácil de ser alcançado e pode ser visto a partir da superfície com uma máscara subaquática.

Para os aventureiros de plantão, mergulhos especiais são realizados todos os dias e estão a disposição. Explore também, a área que circunda o Cristo e as belezas da baía, além da capela, onde há uma réplica da estátua em tamanho menor. Em outros lugares do mundo, como na Flórida, Estados Unidos e, em Granada, no Caribe, existem estátuas de bronze semelhantes a de San Fruttuoso.

Cristo do abismo

Moai (Chile)

A Ilha de Páscoa ou Rapa Nui, como é chamada no idioma nativo, é a última fronteira à oeste da América do Sul e está localizada a 3.700 quilômetros de distância da costa do Chile. A região possui várias estátuas gigantes criadas a partir das pedras vulcânicas, os famosos moais, que pesam cerca de 80 toneladas. Estas estátuas atraem turistas de diversas partes do mundo, que buscam entender os mistérios dessas construções.

Os viajantes podem visitar os grandes Moais em diversos locais, pois eles estão espalhadas por toda a ilha e existe uma em especial afundada nas águas do local. O mergulho para ir de encontro a escultura submersa é muito procurado e arrepiante.

Ilha-de-Pascoa-Chile

Amphitrite (Ilhas Cayman)

Sereias são reais? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Se elas são reais ou não. Na fantástica ilha de Grand Cayman, existe uma sereia no fundo do mar com aparência bem real. A estátua da mãe dos golfinhos, Amphitrite, está a 15 metros de profundidade do mar.

Segundo a mitologia grega, Amphitrite era filha de Nereus (“o velho do mar”) e esposa de Poseidon, o grande protetor e rei das águas. Seu nome é recordado como sinônimo do mar e assim, ela foi homenageada de uma forma espetacular pelo escultor Simon Morris.

A estátua de bronze de Amphitrite está localizada na praia de Sunset House e pode ser vista de perto com ajuda de profissionais de mergulho da região. Além de Amphitrite, há uma estátua idêntica chamada de “Princesa Esmeralda” que foi colocada em Powell River, no Canadá. Ambas atraem mergulhadores e turista de todos os cantos do mundo, mas muitos preferem ir de encontro a sereia e as águas quentes de Grand Cayman.

Amphitrite

Nova Jersey (Estados Unidos)

Da agitação a calmaria, a cidade de Nova Jersey atrai milhares de turistas com suas atrações imperdíveis. No entanto, além de praias e noites regadas a muita diversão, as águas que circundam a região possuem mistérios que jamais foram desvendados, como por exemplo, quando locomotivas foram achadas no fundo mar de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Datados de 1850, os dois motores a vapor que foram encontrados a apenas alguns anos atrás, apesar da época que foram construídos, estavam bem conservados. O motivo delas estarem lá jamais foi descoberto, alguns deduzem que elas caíram de alguma embarcação outros dizem que perderam os freios, a questão é que o mistério ainda continua em aberto, assim como a oportunidade de mergulhar nestas águas e ir até a região para conhecer essas e muitas outras histórias.

Nova Jersey

Atlas (Bahamas)

Na costa da ilha Bahamas, em Nassau, está a maior escultura submersa do mundo que é considerada também uma das mais sinistras. Atlas, nome inspirado e derivado da mitologia grega, possui 18 metros de altura e pesa mais de 60 toneladas. A estátua da menina que parece observar tudo o que está acontecendo, apesar de ser bem recente, virou mais um atrativo da ilha que encanta milhares de mergulhadores e principalmente viajantes de todo o mundo.

O seu principal fim, além de turístico, é a preservação dos recifes de corais da região. Todo o material utilizado na estátua tende a trazer benefícios para vida marinha da região e serve como alerta para a preservação das águas e riquezas naturais do mar caribenho.

Bahamas

Lion City (China)

País de muitos mistérios e histórias fascinantes, a China, é bastante famosa por ser uma região numerosa e possuir um passado cheio de mistérios afundados com o tempo. Um dos mais famosos relatos da região é sobre Shicheng ou Lion City, a cidade que foi construída a pouco mais de 25 anos depois de Cristo e que mesmo após milhares de anos, ainda é possível conhecê-la.

Devido à construção de uma nova hidrelétrica em 1959, a cidade dos leões foi evacuada e ficou, desde então, submersa a 40 metros de profundidade. Hoje, a região tornou-se um atrativo turístico, situada no lago Qiandao e apesar de ser muito antiga, está bastante conservada. Com ajuda de operadores de mergulhos e guias que conhecem bem a região, é possível conhecer as paredes e até as estátuas de leões que protegem o local.

China

Lago Huron (Estados unidos e Canadá)

Um dos maiores lagos do mundo em extensão territorial e um dos mais famosos da América do Norte, o Lago Huron possui condições perfeitas para os amantes de surf, mergulhos e diversão. Localizado entre o estado do Michigan, nos Estados Unidos, e o Canadá, o famoso lago possui atrações de todos os tipos, algumas até bem sinistras.

Por ter sido usado como rota de escunas e pequenas embarcações no século XVII, a região que cerca o Lago Huron, abriga inúmeros barcos naufragados em suas águas. O mais famoso deles é de fácil acesso e fica bem próximo a parte terrena, onde os viajantes fazem mergulhos para observar a sua estrutura que apesar de vários anos, continua praticamente intacta. As imagens do local são fascinantes e mal dá para acreditar que tão próximas da costa existem atrações únicas como esta.

Lago Huron

SS Thistlegorm (Egito)

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos bombardeios aconteceram em alto mar e tragicamente muitos navios afundaram junto com vidas que estavam a bordo, além de toda carga de valor que transportavam. Nas proximidades do Mar Vermelho, no Egito, em 1941, o cargueiro inglês SS Thistlegorm foi atingido por bombas enormes que rapidamente o fizeram submergir.

Caminhões, tanques de guerra, motos, armas de todos os portes, munições, pneus e outras ferramentas utilizadas para fortalecer o exército inglês, estavam sendo transportadas para Alexandria, mas infelizmente não chegaram ao seu destino. Hoje, com a ajuda de guias, é possível mergulhar e conhecer todos os destroços que ancoram na areia, o local é realmente um museu que todo amante de histórias e de aventuras deve visitar.

Egito

Cristo de Malta (Malta)

Muitas pessoas confundem o Cristo do Abismo de San Fruttuoso com o Cristo de Malta, mas apesar de ambas simbolizarem o mesmo ser, alguns afirmam que o de Malta é bem mais arrepiante.

Feito em homenagem a visita do Papa João Paulo II, em 1990, a Malta, a estátua possui 13 toneladas e apesar de ter permanecido muito tempo em seu local de origem, para sua conservação e visibilidade ela foi transportada para as águas de Qawra Point.

Um dos detalhes únicos que diferencia a estátua e a torna bastante atrativa é o seu semblante e a forma como seus braços estão elevados, pois, suplicam algo misterioso. Na areia ao redor, há diversas mãos que se juntam ao apelo feito pelo Cristo e deixam o local ainda mais intrigante.

Malta

Já pensou em conhecer esses lugares? Sem sombra de dúvidas sua viagem será fascinante. Viva mais histórias em lugares excêntricos com o HU!

Conheça outros roteiros através do nosso FacebookInstagramYoutubeTwitter e Viajante HU!

Deixa seu comentário

Publicidade

Nós no Face ;)

Você pode se interessar!

Cashback de Hotéis | Tilt