Home » 10 coisas para conhecer em Ilhéus
Dicas de Viagem Nacionais

10 coisas para conhecer em Ilhéus

0

O fato de ter servido de cenário para as obras de Jorge Amado é só um dos atrativos da cidade de Ilhéus. Veja tudo o que você pode fazer por lá.

ilheusa

Imortalizada como cenário das obras de Jorge Amado, Ilhéus (BA) atrai visitantes em busca de suas belas praias e de um bom passeio por seu Centro Histórico. A cidade, berço de plantações de cacau, tem muito a oferecer ao turista que escolhe visitá-la. E nós vamos te dar não apenas um, mas dez motivos para fazer o mesmo!

VEJA AQUI OS MELHORES HOTÉIS E POUSADAS EM ILHÉUS

– As praias do litoral Sul chamam a atenção pela encantadora beleza.  As mais concorridas ficam no distrito de Olivença e é por lá que os surfistas encontram ondas perfeitas. Outras, com águas mais calmas, são ideais para receber famílias e são indicadas ao mergulho ou prática de esportes na areia, por conta de sua faixa mais extensa. Com paisagens decoradas por coqueirais, as praias de Ilhéus contam com boa infraestrutura para os visitantes e ficam a alguns quilômetros do centro.

– Com tours que incluem degustação, as fazendas de cacau na região de Ilhéus oferecem visitas guiadas e mostram todo o ciclo do fruto, tendo início na plantação e indo até depois da colheita, com a produção dos chocolates. Não esqueça que é necessário agendar previamente a visita às propriedades;

– Já para quem quer se inteirar das etapas de produção desta delícia nacional, o passeio obrigatório é na Fábrica de Chocolate Caseiro, a primeira do Nordeste. A apenas oito quilômetros do centro de Ilhéus, o passeio é muito divertido e conta ainda com uma loja e minifazendinha.

ilheus

– Descoberta em 1570, a Lagoa Encantada é uma área de proteção ambiental.  São 14 quilômetros quadrados de paisagem exuberante, com espelho d´água, cachoeiras, ilhas flutuantes e grande diversidade de fauna e flora, tudo isso cercado por Mata Atlântica.

– O Centro Histórico de Ilhéus é representado por antigos casarões, palacetes e igrejas, e ainda fazem lembrar os tempos do ciclo do cacau na região, no século 20. A Catedral, o Templo de São Sebastião, São Jorge de Ilhéus e a Casa de Cultura Jorge Amado, localizada na antiga casa onde morou o escritor, são atrações do passeio, passando ainda pelo Bataclan, que hoje é um espaço cultural. O Bar Vesúvio, conhecido internacionalmente por conta do romance “Gabriela Cravo e Canela” também é um ponto dos mais procurados.

– Aproveite que está pelo Centro Histórico e faça o Circuito Jorge Amado, que pode ser percorrido a pé. A região deixa bem viva a lembrança da obra do escritor, começando pela Casa de Cultura, sua antiga residência. No próprio Bar Vesúvio, pode-se tirar uma foto na estátua do autor, além de apreciar, no verão, uma encenação com os personagens de Gabriela e Nacib. Andando um pouco mais, passe pelo Bataclan, antigo cabaré que sedia uma apresentação teatral às quartas, promovida por antigos coronéis dos tempos do ciclo do cacau que comandam a casa.

– A Estrada Parque Ilhéus é uma das mais belas e a primeira estrada realmente ecológica do país. Ela margeia 70 quilômetros de manguezais, cachoeiras, mirantes, praias quase selvagens, passarelas e túneis para animais silvestres.  E possui, ainda, uma ciclovia, mais uma ótima opção de passeio para observar as belezas.

– Vale à pena conhecer o espaço do Mercado de Artesanato de Ilhéus, que conta hoje com 85 lojas.  Entre os destaques, estão as tapeçarias, as peças em crochê e rendas, e camisas pintadas à mão. Que tal garantir umas lembrancinhas por aqui?

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

– Ilhéus também é uma boa ideia para quem se interessa por esporte e ecoturismo. Para surfar, as praias mais cotadas são as do litoral Sul, como Back Door – sede de campeonatos estaduais – Batuba e Cai N`água,  todas no distrito de Olivença. Na direção oposta, as preferidas são as praias do Marciano e do Norte. E quem quer praticar rapel encontra ótimas quedas d’água e cachoeiras para o esporte. Um dos cenários mais concorridos, com 50 metros de altura, é o do Salto do Apepipe, uma área de preservação ambiental inserida no complexo da Lagoa Encantada, que é o ponto dos praticantes da tirolesa.

– Ainda que considerada muito tranquila para uma cidade turística, Ilhéus conta com algumas boas opções de vida noturna, tanto para quem quer curtir boa música, quanto para aproveitar um clima romântico. A Praia dos Milionários é point da turma animada, que busca nas barracas a agitação da música ao vivo. No Centro, os pontos de encontro são os bares e, no Pontal, os pubs com apresentações de voz e violão são indicados para um programa a dois.

 

Deixa seu comentário

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Publicidade


Você vai se interessar…

Cashback de Hotéis | Tilt